Fotos: Divulgação

Estrutura situa-se entre bosques, campos, lagos e riachos.

continua após a publicidade

Quem escolhe a clínica naturista Lapinha, a 80 quilômetros de Curitiba, para passar uma temporada não imagina exatamente a infinidade de atividades que terá a sua disposição e, muito menos, o quanto pode ser agradável fazer uma dieta baseada nos princípios da natureza.

O ambiente é agradável e o diferencial são as semanas temáticas, como a da música clássica, da meditação, do caminhador, entre outras. Nessas ocasiões, além de palestras, oficinas, vivências relacionadas ao tema, uma variedade de atividades físicas, mentais e espirituais são oferecidas no pacote.

Quem vai para a Lapinha volta renovado, cheio de vontade de seguir à risca as indicações alimentares, medicinais e físicas. Além disso, com a disposição necessária para encarar o dia-a-dia, pelo menos, até agendar uma nova ida até a clínica.

A Lapinha oferece repouso, desintoxicação, revitalização, nutrição, fisioterapia e hidroterapia. Seus fundamentos visam o melhoramento da saúde, da beleza e da estética corporal dos pacientes firmados em experiência acumulada em mais de 35 anos de atuação. A história da casa está ligada à medicina naturista praticada no centro da Europa, principalmente Suíça, Alemanha e Áustria.

Serviço

continua após a publicidade

A Lapinha está localizada no município da Lapa, em uma área de 550 hectares de bosques, campos, lagos e riachos, cercados por conforto, bom gosto e privacidade. Os quartos, desde a categoria mais econômica, como os apartamento e suítes luxo, são confortáveis e decorados com bom gosto e simplicidade e todos oferecem vista para o jardim.

A maioria dos hóspedes da Lapinha é de paulistanos, mas é comum encontrar cariocas, capixabas e até europeus que escolhem a casa para relaxar e colocar regras no seu dia-a-dia.

continua após a publicidade

Segundo Dieter Brepohl, proprietário da casa, quem conhece a Lapinha, retorna. ?É comum as pessoas voltarem. Algumas trazem outras pessoas e todos nos tornamos amigos. Tem gente que nos acompanha desde a fundação e todos os anos reservam um tempinho para passar conosco?, conta Dieter.

Mudando hábitos

Entre uma atividade e outra, o paciente pode escolher algumas massagens como a massoterapia, drenagem linfática manual ou a subaquática. São mais de 30, que são indicadas sob prescrição médica. Os profissionais são cordiais e descontraídos, o que facilita o relaxamento e principalmente o resultado final da terapia.

Exercícios como a hidroginástica auxiliam no processo de desintoxicação e visam mudanças de hábito.

Alimentação natural não é sinônimo de falta de criatividade, muito menos de fome. A dieta lacto-ovo-vegetariana, prescrita por médicos e nutricionistas, é individual e constitui-se, principalmente, de cereais integrais, laticínios, verduras frescas, mel, nozes e castanhas, dosados segundo as necessidades do paciente. Nada de café, carne, refrigerante, bebidas alcoólicas, açúcar, televisão e, muito menos, chimarrão, ou seja, todo os tipos de estimulantes.

Na Lapinha, além de manter o corpo saudável com a dieta que vai de 450 a 2000 calorias, de acordo com a necessidade de desintoxicação e de baixa de peso indicada pela equipe médica, as atividades físicas praticadas na quadra rápida de tênis, piscina térmica e coberta, academia de ginástica e nas caminhadas matinais, auxiliam na desintoxicação do paciente.

O jornalista viajou a convite da Lapinha Clínica Spa.

Descobertas de uma vida saudável

Quando fui convidado a passar uma semana em uma clínica naturista, fiquei animado, mas aos poucos, as opiniões de amigos foram me deixando com receio. Afinal, como eu suportaria ficar cinco dias longe do estresse, dormindo cedo e sem comer qualquer coisa, em qualquer lugar? Mas enfim, resolvi aceitar o convite e, para minha surpresa, aprendi a comer, dormir e principalmente que, sem regras, é impossível ter uma vida saudável.

A Lapinha é um sonho, que a gente só se dá conta que é real, quando está chegando a hora de ir embora. Logo no início da semana os profissionais já avisam que os três primeiros dias são os mais difíceis, principalmente porque o corpo está em fase de adaptação com o ritmo desacelerado, com a alimentação balanceada e com a paz, que é transmitida em todos os cantos da clínica.

Depois de vencer essa fase, o resto é só diversão. Quando eu fiz os exames iniciais, o médico disse que eu não estava obeso e sim fora de forma. Para resolver isso, muitos exercícios físicos e a dieta normal.

Com essa prescrição médica, fui liberado a consumir 2 mil calorias diariamente. Achei que passaria fome, mas me enganei. Em nenhum momento passei fome. A comida, além de orgânica e saudável, é muito saborosa.

Durante a semana da Meditação Cristã, aprendi a respirar, mastigar, meditar e também que a vida pode ser um pouco melhor. No começo senti falta de refrigerante, do biscoito recheado, da cerveja e muitas outras coisas, mas em compensação, descobri tantas opções de comida saudável, fiz várias amizades e sem precisar, perdi peso.

Na Lapinha o dia começa cedo. Às 6h20, alongamento e depois caminhada pelas ruas, bosques e dependências da fazenda. A distância é variável, vai de seis a doze quilômetros diariamente.

Depois, hidroginástica, massagem, aula de dança, fitness e mais uma série de atividades.

Quando a gente se dá conta, o dia passou – e a gente perdeu peso.

Na Lapinha, a gente consegue entender que para emagrecer ou largar maus hábitos não é preciso sofrimento e sim, força de vontade. E não é tão difícil quanto se pensa, pode ser uma experiência bem agradável. (MB)

Diversão durante as semanas temáticas

Márcio Barros

Fotos: Divulgação

De 18 a 24 de maio, acontece a Semana do Caminhador.

Ao longo do ano, a Lapinha promove algumas semanas especiais, focadas em temas específicos, abordados por especialistas convidados. Nesses períodos, muitas atividades extras são somadas às realizadas rotineiramente na clínica. Uma delas foi a 15.ª Semana da Meditação Cristã, que ocorreu entre os dias 30 de março e 5 deste mês.

A ocasião reuniu mais de 40 hóspedes e foi considerada um dos destaques do ano. ?Ficamos surpresos. As pessoas interagiram, participaram e fizeram amizade entre elas?, disse Iara Nogueira do Vale, que é responsável pelo acolhimento e atendimento das pessoas que chegam à clínica.

Ela é quem, geralmente, faz a palestra de boas-vindas. ?As pessoas estão estressadas e vivem em um ritmo muito maior do que o ideal para ter uma vida saudável. Portanto, não tratamos a obesidade e o estresse, e sim, as causas. Porque as pessoas ficam obesas ou estressadas??, questionou.

O ambiente da Lapinha é favorável para a meditação. Até os funcionários, mais de cem, trabalham silenciosamente.

?Temos alguns horários fixos, como o das refeições, o de despertar e o de recolher. Os demais, ficam de acordo com a vontade do hóspede. Mas com tantas opções, dificilmente alguém fica fora e não participa da programação. Em conseqüência disso, os horários de despertar e de recolher são seguidos automaticamente, sem nenhum tipo de imposição?, explicou Iara.

Neste ano, além da semana da meditação, aconteceram a semana da música clássica e da literatura. A da música clássica teve a participação de profissionais que fizeram apresentações musicais e palestras.

Próximas semanas

Semana da Música Clássica teve apresentações e palestras.

Na programação da Lapinha outras cinco semanas temáticas já estão agendadas. A primeira é a do Anti-estresse, que acontece esta semana, até o próximo sábado e a próxima, Semana da Arte, será entre os dias 27 de abril até o dia 3 de maio.

Nessa semana, toda a programação foi desenvolvida pela agência Scriptorium de História da Arte, de São Paulo, e será comandada pelo professor Gilson Pedro, idealizador e coordenador do Scriptorium de História da Arte, professor de História da Cultura, pós-graduado em Sociologia da Arte pela École Pratique dês Hautes Etudes, da França.

Pedro também é hoje o coordenador do departamento de artes do Colégio Equipe, e já atuou como professor de História da Arte no Museu de Arte de São Paulo entre 1979 e 1989.

Durante esta semana os hóspedes da Lapinha ainda contarão com as aulas de arte floral, ministradas pela paisagista Susana Galvão, da Bothanica Paulista.

As aulas envolverão os temas: cuidados básicos com flores de corte em geral, as flores na obra de Van Gogh, técnicas de corte e arranjos caseiros.

Haverá também as semanas da Culinária (de 4 a 10 de maio), do Caminhador (de 18 a 24 de maio) e da Dança (de 8 a 14 de junho).

Quanto custa?

O pacote para a Semana da Arte (sete dias) custa a partir de R$ 3.499 por pessoa. Este preço é para hospedagem em apartamento individual standard, incluindo quatro refeições diárias, acompanhamento médico, exames laboratoriais, três massagens, atividades de rotina da clínica, sauna e atividades especialmente desenvolvidas durante esta semana temática.

Há opção de acomodação em apartamentos sem banheiro privativo que custa R$ 2.589 por pessoa, incluindo os mesmos itens acima para uma semana. Mais informações sobre as programações podem ser obtidas no site www.lapinha.com.br ou pelo telefone 0800-643-1090.

Spas brindam ao dia das mães

Um jeito diferente de presentear as mães no próximo dia 11 de maio é dar a ela a oportunidade de cuidar da saúde, da beleza e bem-estar em um ambiente com profissionais capacitados e cercado pela natureza. Os estabelecimentos que fazem parte da Associação Brasileira de Clínicas e Spas elaboraram programação especial e oferecem algumas vantagens para elas no fim de semana comemorativo.

No Spa Ponto de Luz, mães acompanhadas de um filho maior de 12 anos não pagam a estada. Se a criança tiver menos de 12 anos, mas além dela e da mãe, o pai também estiver no mesmo apartamento, o benefício é mantido. A promoção é válida para hospedagens no mesmo quarto com check-in para o jantar do dia 9 de maio e check-out na tarde do domingo, dia 11. O pacote inclui alimentação completa e atividades coletivas como caminhadas e meditações.

O Spa Recanto comemora a data com degustação de novos pratos saborosos e de baixa caloria. O chefe de cozinha internacional do spa, Maurício Nalin e a nutricionista Renata Dalseno serão os responsáveis pela preparação dos novos pratos elaborados especialmente para o Dia das Mães. Além da degustação, todas as mães serão presenteadas com a presença dos filhos no domingo para um spa day gratuito e poderão aproveitar o dia também para cuidar do corpo e da mente no Espaço Zen.

Os Spas Shishindo Mandala Spa Zen, de Campinas (SP); Sishindo Crystal Spa Zen, de Angra dos Reis (RJ), e Shishindo Crystal Spa Zen, em Atibaia (SP) oferecem quatro pacotes para prestigiar as mães no seu dia: o Spa Diamante dura 1h30 e destaca massagem relaxante, suco terapêutico e banho de leite. O Spa Rubi oferece massagem relaxante com breve shiatsu, revitalização facial e piscinas com cromoterapia e termoterapia e tem duração de 2h30. Já na promoção Spa Ametista, é oferecido gommagem, drenagem linfática, piscinas com cromoterapia e termoterapia e chá antioxidante e dura 3h. E por último o Spa Mamãe Zen, que destaca shiatsu, revitalização facial, reflexologia, banho de leite, sucos terapêuticos, piscinas com cromoterapia e termoterapia, saunas e chá antioxidante, durando 4h.

Serviço: O Hotel Ponto de Luz fica na Estrada do Sertãozinho, em Joanópolis (SP), telefone (11) 4539-3226 e site www.hotelpontodeluz.com.br. O Spa Recanto fica no Sítio do Chuca, Bairro Guaxatuba Cabreúva, em Cabreúva (SP), telefone (11) 4528-4640 e www.sparecanto.com.br. Em Campinas, há o Spa Shishindo Mandala Spa Zen Campinas, na Avenida Royal Palm Plaza, 277, Jardim Nova Califórnia, em Campinas (SP), telefone (19) 3738-8000 e site www.theroyal.com.br. Em Angra dos Reis, o Shishindo Crystal Spa Zen fica na Estrada Vereador Benedito Adelino, 8413 Fazenda Tanguá, telefone (24) 3379-2908 e site www.bluetree.com.br. Em Atibaia, está o Shishindo Crystal Spa Zen, na Rodovia Fernão Dias, km 37,5, telefone (11) 4414-4700 e www.bourbon.com.br. Outras informações: www.abcspas.com.br.