Um trilho de trem divide duas cidades irmãs, banhadas pelo mesmo rio. Conhecidas como “Gêmeas do Iguaçu”, União da Vitória, no Paraná, e Porto União, em Santa Catarina, são cidades que já viveram uma história de conflito, mas que se uniram em uma causa justa: atrair turistas para conhecer suas belezas naturais, a cultura rural dos moradores, a história da Guerra do Contestado, o tropeirismo. Há cerca de um ano, o Sebrae/PR, por meio do Projeto da Terra dos Pinheirais, entrou como parceiro do Núcleo de Turismo existente nas duas cidades e um grupo de empreendedores passou a receber benefícios através do Programa de Competitividade no Turismo.
Em uma visita à região, o turista se perde em tanta história e, muitas vezes, não sabe nem em que município está. O roteiro turístico das duas cidades inclui um passeio pela única Maria Fumaça em funcionamento do Paraná, construída em 1913 e batizada com o número 310. Recuperada recentemente, a locomotiva oferece aos turistas um passeio de seis quilômetros, passando pela área central de União da Vitória e Porto União.
Em um city tour por União da Vitória e Porto União, o visitante se depara com monumentos e construções históricas que relembram a época da Guerra do Contestado, entre 1912 e 1916. A Estação Ferroviária União é uma das mais bonitas do interior do Brasil e destaca-se pela vista do Morro do Cristo, onde está a segunda maior imagem do Sagrado Coração de Jesus do Brasil; e o Morro da Cruz, onde está localizada a Gruta do Monge João Maria.
No Parque Histórico Iguassú, foram recriados ambientes que caracterizam a colonização local e restaurados equipamentos de transformação de produtos agrícolas, como um moinho colonial e um engenho de erva-mate, que funcionam perfeitamente.
O roteiro inclui muito da tradição alemã e italiana, a partir de visitas ao Salto do Pintado, Museu Rural com roda d’água, parreiras, cachoeiras e à Igreja da Pedra. Como complemento, o roteiro histórico-cultural passa por casas e marcos, como o Parque Monge João Maria, o mirante Arno Dickel e o local de passagem das tropas do vau do Rio Iguaçu.
Belezas naturais
União da Vitória tem 57% de sua mata nativa preservada e é cercada pelo Rio Iguaçu, a porta de entrada de todo o sistema de geração de energia do Paraná e fonte de uma enorme variedade de atividades esportivas e de lazer, como o turismo fluvial. A 30 quilômetros da cidade, está o Parque do Iguassú, local de partida de passeios de barco no Lago da Usina de Foz da Areia. Com o barco, é possível conhecer de perto as cachoeiras do Rio Palmital e do Tigre. As visitas permitem banhos nas cachoeiras e pequenas caminhadas entre as corredeiras.
Além disso, União da Vitória oferece o roteiro Rota Sul das Cachoeiras, que também inclui grutas, além de visitas ao ar livre à histórica Igreja Ucraniana e ao Parque Histórico Iguassú. O passeio inclui aspectos socioeconômicos, de colonização, desenvolvimento da cultura, modos de vida, religiosidade e tradições.
Porto União também tem muitas opções para os aventureiros, como cachoeiras e nascentes de rios. Um roteiro inclui uma cachoeira situada sobre os túneis da Ferrovia São Paulo-Rio Grande e a mais alta cachoeira da região, a Rio dos Pardos, com 72 metros de altura, pousadas rurais entre muitas outras atrações.