Este ano, um dos destaques do turismo gaúcho foi o lançamento do Calendário Turístico do Vale dos Vinhedos, o que transformou a região mais importante de produção vinícola do território nacional num local atraente para visitantes durante todo o ano. No verão, o vale viveu a Vindima; no outono realizou a Festa da Páscoa e na estação mais fria do ano, chamou os turistas para o Festival de Inverno. Agora, a região realiza a Sinfonia da Primavera, que oferece uma programação musical, gastronômica e cultural que vai até dia 26 de outubro.
No vale, além de conhecer a cultura do plantio da uva e da elaboração do vinho, o turista tem a oportunidade de vivenciar um pouco desta tradição milenar que, acima de tudo, fascina e encanta pelos rituais que passam de pai para filho. Na primavera, o cenário que os visitantes do vale conhecem é o da explosão da natureza. O cinza do inverno dá lugar às múltiplas colorações do verde.
O rejuvenescimento do vale é brindado com apresentações artísticas em vinícolas, buffet italiano com show ao vivo, happy hour com espumantes e vinhos, cursos de degustação, lançamento de cardápios de primavera, a feira de livro “Leitura – degustação das palavras”, recitais, encontros de carros antigos e de bandas marciais, mostra aberta de dança e leilão beneficente.
E é justamente neste período que a cidade de Garibaldi, um dos municípios que compõem o vale, realiza a Fenachamp, que ocupará o parque de exposições da cidade, até dia 19 de outubro. É também na primavera que acontece a Avaliação Nacional dos Vinhos, quando os vinhos e espumantes da safra 2003 passam pelo crivo de especialistas de renome internacional. A avaliação acontece em outra cidade que é palco da Sinfonia da Primavera, Bento Gonçalves, onde também estará acontecendo, até dia 18, o Festival Bento em Dança, com a apresentação de grupos nacionais e internacionais, em vários pontos da cidade, inclusive no vale.
Região produz 7,7 milhões de litros de vinho
O Vale dos Vinhedos concentra várias das mais importantes vinícolas nacionais, responsáveis pela produção de 7,7 milhões de litros de vinhos finos e de quarenta milhões de litros de sucos por ano. As 23 vinícolas ali localizadas estão preparadas para receber visitantes nas suas instalações, oferecendo roteiro de visitação às cantinas, degustação de vinhos e sucos, almoços e jantares em osterias, cursos especiais para conhecer vinhos, além da programação específica da Sinfonia da Primavera.
O programa teve início no dia 19 de setembro, na entrada do Vale dos Vinhedos, uma região de 81 quilômetros quadrados, que une terras de três cidades gaúchas: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. O local é de uma microrregião única do Brasil, onde se respira a cultura da uva e do vinho, e é possível conhecer a história da imigração italiana e das pequenas propriedades familiares, que se voltaram ao plantio da uva.
A região é a primeira do País reconhecida pelo Inpi com uma Indicação Geográfica. O selo de controle, presente nas garrafas como “indicação de procedência Vale dos Vinhedos”, confirma que o vinho passou por um rigoroso processo de avaliação, que resulta de uvas procedentes desta região e que a qualidade chega ao paladar dos apreciadores com clima de todas as estações.
As vinícolas do vale são: Adega Casa de Madeira, Adega Cavalleri, Adega de Vinhos Finos Dom Cândido, Allied Domecq, Angheben Adega de Vinhos Finos, Calza Júnior, Casa Graciema, Casa Valduga, Famiglia Tasca, Tecnovin do Brasil, Vallontano Vinhos Nobres, Villaggio Larentis, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Titton, Vinícola Aurora, Vinícola Cave de Pedra, Vinícola Cordelier, Vinícola Lídio Carraro, Vinícola M. Chandon, Vinícola Marco Luigi, Vinícola Miolo, Vinícola Pizzato e Wine Park.
Saiba que…
– O Vale dos Vinhedos fica a 120 quilômetros de Porto Alegre.
– A região é composta por parte dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
– O centro de Bento Gonçalves fica a somente cinco quilômetros do vale.
– 26% do território da região é ocupada por vinhedos
– A Aprovale tem 23 vinícolas com visitação permitida durante toda a semana.
– O clima no local é temperado, com temperatura média anual variando entre 16 e 18 graus.
– No vale, há hotéis, restaurantes e varejo de produtos das vinícolas e de agroindústrias.
– Mais informações sobre o Vale dos Vinhedos podem ser obtidas na Aprovale, pelo telefone (54) 451-9601 ou pelo site www.valedosvinhedos.com.br.