Uma viagem pela município fluminense de Valença

Valença, foi assim denominada em homenagem ao Vice-Rei de Portugal, Dom Fernando José, descendente dos nobres da cidade espanhola de Valencia. O município localizado no sul do Rio de Janeiro, é herdeiro de uma vocação rural e agrícola, pois suas primeiras sesmarias datam de 1771. Desde o século XIX, Valença reúne grandes riquezas.

Dos áureos tempos do café, a cidade mantém suas tradições, suas festas, seus costumes. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, os sobrados históricos e os detalhes arquitetônicos das inúmeras fazendas do ciclo do café, reverenciam seu passado de nobreza.
Hoje, além desse importante aspecto industrial, Valença desenvolveu também o seu comércio, e cresceu em outras áreas, tornando-se sede de Bispado, fundando uma Academia de Letras, e crescendo em sua identidade. A cidade possui uma eficiente rede de ensino de 1.º e 2.º graus, e sete faculdades que, juntamente com outras instituições culturais, transformam a cidade em um grande Campus Universitário, proporcionando a Valença um povo educado, alegre, obreiro e atuante, que se expressa, também, através de manifestações culturais e artísticas.

Valença possui 5 Distritos: Conservatória, Parapeúna, Pentagna, Juparanã e Santa Isabel.
Conservatória é conhecida internacionalmente como a Capital das Serestas.
Parapeúna é delimitado pelo rio Preto que o separa do Estado de Minas Gerais, divide seus encantos com a bucólica cidade mineira de Rio Preto.
Pentagna oferece inúmeras cachoeiras banhadas pelo rio Bonito, este distrito é notório por sediar a Colônia de Férias dos Servidores do Estado.
Juparanã, nome de de origem indígena e quer dizer, em tupi guarani, Rio Grande. Entre os atrativos turísticos, a antiga estação de trem será transformada em centro cultural. A Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio foi recentemente restaurada pela própria comunidade e vale a pena ser visitada.
Santa Isabel, localizada na zona rural, o distrito preserva parte da história do país com a comunidade de São José da Serra. Descendentes de escravos, preservam várias cantigas e danças típicas como o jongo. Outro atrativo de Santa Isabel é a Serra da Beleza, que, além da natureza é conhecida amplamente como local favorável a possíveis aparições de discos voadores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna