Além de cenários de grande beleza como as Cataratas do Iguaçu e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE), o Brasil tem no seu rol de atrativos que são candidatos a uma das sete novas maravilhas da natureza um local pouco conhecido até mesmo pelos brasileiros: o Monte Roraima, no extremo norte do Estado de Roraima, situado dentro de um parque nacional, que também pertence à Venezuela e Guiana.
A eleição é promovida pela ONG suíça Seven Wonders, a mesma que realizou, no ano passado, o concurso às sete novas maravilhas do mundo, em que o Cristo Redentor (RJ) foi um dos eleitos.
Um dos pontos culminantes do País – tem 2.875 metros de altitude -, o Monte Roraima é circundado por savanas amazônicas e também de muitas lendas indígenas e mistério. É chamado pelos indígenas brasileiros (ingaricós) e venezuelanos (pémons) de Casa de Macunaíma.
O seu topo, que tem uma área de nada menos que 84 quilômetros quadrados, tem muitos atrativos, dentre os quais o Marco Tríplice, onde está exatamente a fronteira dos três países; o Labirinto Norte, uma seqüência de rochas que lembram as ruínas de uma cidade perdida; o Vale dos Cristais, o Lago Gladys e o Paredão La Ventana, além de lagos naturais e cachoeiras.
O Lago Gladys é um dos vários atrativos existentes nos 84 quilômetros quadrados do topo. |
Pura aventura
O acesso ao topo do Monte Roraima, no entanto, não é nada fácil. Exige do turista preparo físico e muita disposição. O ponto de partida para o local fica a 320 quilômetros de distância de Boa Vista e o lado brasileiro do monte não é aberto à visitação pública porque não há infra-estrutura de recepção turística neste lado do parque. O único acesso ao platô é pela Venezuela. Para alcançá-lo, são necessários dias de caminhada.
Só para se ter idéia, os pacotes vendidos a turistas são de sete a dez dias e incluem caminhadas de três dias em cenários paradisíacos para se chegar ao topo. Para voltar, é necessário mais dois dias caminhando, mas tem a compensação de um refrescante banho de cachoeira. A hospedagem no platô é em camping sobre as rochas e deve seguir a orientação dos guias pémons, indígenas venezuelanos.
A hospedagem no platô é em camping sobre as rochas e deve seguir a orientação dos guias indígenas. |
O preço do pacote, não divulgado no site oficial de turismo de Roraima, prevê traslado, equipamento de camping, acompanhamento de guia de turismo, seguro-viagem, além de hospedagem e city tour em Boa Vista e passeio pelo Rio Branco.
Serviço: para mais informações sobre os pacotes para o Monte Roraima, basta procurar as operadoras Roraima Adventures (95-3624-9611 e www.roraima-brasil.com.br) e Complexo Ecológico Macunaíma (95-8114-1781). Veja nesta página uma das opções de pacote. Para votar no concurso das sete novas maravilhas naturais do mundo, basta acessar o site www.n7w.com. O resultado será divulgado em 2010.
Confira um dos pacotes
A empresa Roraima Adventures oferece várias opções de pacotes para quem quiser explorar o Monte Roraima. A mais procurada é o pacote Monte Roraima Ponto Triplo, que tem duração de sete dias, com saídas semanais. No roteiro estão incluídos alguns dos principais pontos no alto da mon,tanha. O preço varia conforme a quantidade de participantes.
A empresa organiza toda a logística, desde o transfer a partir de Boa Vista em veículo privativo, hospedagem, todo o equipamento de camping, alimentação, guia da agência e tudo o mais relacionado ao trekking. Se o grupo tiver, no mínimo, três participantes, a empresa pode oferecer o passeio em nova data, desde que solicitado antecipadamente.
A reserva para esta viagem, dentro do calendário apresentado, deve ser confirmada com 20 dias de antecedência da data de saída, com o preenchimento da ficha de inscrição. O viajante deve estar em Boa Vista um dia antes do início da expedição.
O roteiro
* 1.º dia: chegada a Boa Vista e transfer para hotel.
* 2.º dia: saída para a Venezuela às 5h, seguindo direto para a aldeia indígena, onde será dado início ao trekking até Rio Tek.
* 3.º dia: trekking até a base da montanha
* 4.º dia: subida para o topo
* 5.º dia: caminhada até Vale dos Cristais, Ponto Triplo e El Fosso e retorno
* 6.º dia: caminhada descendo da montanha
* 7.º dia: final do trekking e chegada a Santa Elena e viagem para Boa Vista.
O pacote inclui: hospedagem em Boa Vista no Aipana Plaza Hotel, transfer de Boa Vista até Santa Elena em veículo privativo (ida e volta); transfer Santa Elena até Comunidade Indígena em veículos 4×4 (ida e volta); pensão completa no trekking; seguro-viagem; empréstimo de equipamentos de camping (barracas, material de cozinha, etc); acompanhamento de guia de trilha; carregadores para equipamentos coletivos; reserva do período da viagem junto ao Inparques e Comunidade Indígena de Paraitepuy.
Preço: a partir de R$ 1.590 por pessoa. Mais informações podem ser obtidas com a Roraima Adventures, pelo telefone (95) 3624-9611 ou site www.roraima-brasil.com.br.