O pinhão traça roteiros turísticos variados no Paraná, boas opções de passeio nestes dias de inverno. Curitiba é o ponto de referência das chamadas Rotas do Pinhão, que incluem regiões cheias de encantos, história e natureza exuberante.
Restaurantes, vinícolas, parques e áreas rurais para lazer e hospedagem compõem estes circuitos que agradam quem busca cultura, religião, lazer e saúde em atrativos diferenciados.
A região das Rotas do Pinhão inclui o município de Curitiba e Região Metropolitana, compreendendo desde Cerro Azul e Balsa Nova, até Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.
No inverno, a região se torna especialmente interessante, pois têm características tipicamente rurais, em meio a tradições campeiras e paisagens fenomenais. A diversidade oferecida ao viajante, que se delicia com roteiros onde pode encontrar produtos como vinhos, sucos, geleias, conservas, embutidos e hortaliças orgânicas, se destaca pela valorização dos recursos naturais e pelas raízes rurais da região.
As baixas temperaturas não são empecilhos para desfrutar das belezas e atrativos da região, que conta com 67 pontos turísticos diferenciados que estão abertos o ano todo.
“Hoje, o que o turista mais busca são roteiros novos, opções que fujam do tradicional. A gastronomia e as formas de lazer rural da região das Rotas do Pinhão chamam a atenção e se mesclam a uma série de atrações para os visitantes, com preços convidativos. É uma excelente opção para aqueles que tiram férias nesse período”, diz Patrícia Albanez, consultora do Sebrae-PR.
Aventura para curtir em família, no céu, na terra, na água
Praia Secreta |
---|
Em Cerro Azul, a aventura é o rapel no Rio Ribeira. |
Em meio às paisagens naturais das Rotas do Pinhão, o turista que gosta de atividades de aventura e prática de esportes pode se deliciar com o cicloturismo por estradas rurais, voo livre, escalada, rapel e outras opções de experiências ao ar livre, muitas delas incentivando o ecoturismo.
É que o circuito das Rotas do Pinhão tem uma enorme quantidade de parques naturais e áreas preservadas, que garantem passeios inesquecíveis junto à fauna e flora local.
A coordenadora de turismo da agência de viagens Praia Secreta, Kelly Gonçalves, aponta as férias de inverno como a melhor época do ano para se praticar atividades esportivas em família.
“Algumas pessoas procuram o rapel no inverno como uma forma de fazer esportes junto com os filhos e estimular a consciência ecológica dos pequenos”, comenta Kelly.
“Nesta época é mais fresco e tranquilo, facilitando a prática para as crianças, que costumam gostar muito de estar junto com os pais e em contato com as belezas naturais de municípios como São Luiz do Purunã, por exemplo”, complementa.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo de Piraquara, Gilmar Clavisso, durante os meses de julho e agosto, as caminhadas a cavalo são uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem a região, que conta com muitas trilhas e cachoeiras.
“O turista que visita o caminho durante o inverno aproveita o montanhismo, escalada e caminhadas em trilhas, vendo paisagens diferentes e, à noite, pode ser recepcionado em sua volta aos hotéis-fazendas e pousadas da região com um belo prato de truta com vinho ou um tradicional ponche antig,o. É uma excelente pedida para os meses de julho e agosto”, destaca o secretário Gilmar Clavisso.
Delicie-se com os aromas e sabores da produção artesanal
Pratos da culinária campeira: delícias que combinam com o inverno. |
A gastronomia oferecida pelo roteiro das Rotas do Pinhão é um passeio pela produção artesanal de produtos típicos, que retratam a identidade cultural local e regional.
São aromas e sabores que atraem o visitante, a começar por Santa Felicidade, o bairro mais italiano de Curitiba, que reúne um grande número de restaurantes servindo comida típica.
Além disso, no Mercado Municipal de Curitiba é possível conhecer comidas típicas do mundo todo e o primeiro Mercado de Orgânicos do País, em um espaço em que os aromas de frutas e peculiaridades de um atendimento muito diferenciado chamam atenção.
Atrativo novo em Curitiba, o Paço da Liberdade é o elegante edifício que já abrigou a Prefeitura Municipal e o Museu Paranaense. Revitalizado recentemente, o Paço da Liberdade – Sesc Paraná transformou-se em patrimônio estadual e nacional e hoje é um centro cultural da cidade.
Fora da capital, produtos coloniais e muito vinho ganham destaque no Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo e no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais e em Campo Largo.
O agente administrativo do Departamento de Turismo de São José dos Pinhais, Marcos Daniel Kuzna, sugere um passeio pelo Caminho do Vinho, um dos circuitos turísticos do município, que oferece muitas opções durante o inverno.
São três restaurantes, uma pizzaria e três cafés coloniais, que servem produtos tipicamente italianos e rurais, como salames, queijos, compotas, sopas, pães, vinhos coloniais, entre outros produtos.
Etnias formam um mosaico de cores
O produto pinhão conduz turista por rotas variadas. |
As Rotas do Pinhão oferecem um passeio diferenciado que une passado e presente apresentados em monumentos, museus, igrejas e na tradicional Feira de Artesanato, que acontece todos os domingos em Curitiba.
Toda a região ao redor da capital se destaca pela convivência de diversas etnias e seus costumes referenciados em memoriais, na dança, música, gastronomia, artesanato e em muitos eventos realizados durante o ano todo.
São alemães, poloneses, italianos, japoneses, ucranianos e muitos outros povos, que contribuem para a formação de um mosaico de cores e sabores. Os municípios de Campo Largo e Campo Magro oferecem como destaque cultural o Roteiro de Turismo Rural nas Colônias Polonesas.
São 10 pontos de visitação que incluem cafés coloniais, espaços de artesanato, comercialização de plantas medicinais, chás, flores e mel, além da degustação de pratos típicos poloneses, preparados pelas próprias famílias de descendentes.
Parques de Curitiba
Mauro Frasson |
---|
Teatro São João faz parte do circuito cultural na Lapa. |
Outro destaque da região são os parques com vegetação abundante, onde é possível praticar atividades esportivas e de lazer. Em Curitiba, o roteiro de parques pode ser visitado em um passeio pelos ônibus da Linha Turismo, que passa por 25 pontos turísticos.
A Linha funciona de terça a domingo, com saída dos ônibus a cada 30 minutos. Pagando a tarifa de R$ 20 o usuário recebe uma cartela com cinco tíquetes, que lhe dá direito ao embarque e quatro reembarques, permitindo que a pessoa escolha o ponto turístico que quer conhecer melhor ,e podendo embarcar novamente na para cumprir o restante do trajeto.