Turistas brasileiros em peso na Grã-Bretanha

Os brasileiros estão viajando como nunca para a Grã-Bretanha. É o que informa o VisitBritain, órgão oficial do turismo britânico, que acaba de divulgar os números oficiais de turistas que visitaram a região em 2008. O Brasil mereceu destaque: registrou 179 mil visitantes, o que representa um aumento de 36% em relação ao ano de 2007.

Esse resultado é o melhor de todos os tempos, segundo o órgão – antes, o recorde havia sido 154 mil visitantes, em 1998. De acordo com Robin Johnson, gerente do VisitBritain para a América Latina, cada vez mais brasileiros estão viajando para a Grã-Bretanha ao constatar que o destino está mais acessível do que nunca.

A libra está quase duas vezes mais barata do que era em 2002, quando o real atingiu a cotação de R$ 5,91. Já este ano, nos últimos três meses, a taxa média de conversão foi R$ 3,20 para cada libra esterlina.

A moeda britânica também vem registrando desvalorização em relação ao euro e ao dólar. A Grã-Bretanha está 21% mais barata para os turistas americanos do que estava há um ano e 11% mais barata para qualquer pessoa na Zona do Euro.

Outro motivo que tem fomentado a ida de brasileiros é que o visitante está trazendo muito mais recordações do que a tradicional foto diante do Big Ben. “Escócia, País de Gales e o interior da Inglaterra garantem agradáveis experiências de viagem. A gastronomia tem inspirado itinerários fantásticos. Cotswolds (no centro-oeste da Inglaterra), por exemplo, já entrou no roteiro dos gourmets”, diz Robin Johnson. Somente no ano passado, os turistas brasileiros gastaram 148 milhões de libras esterlinas em suas viagens para a Grã-Bretanha.