Agora os turistas que estiverem em Foz do Iguaçu vão poder conhecer o cenário grandioso que emoldura o Lago de Itaipu a bordo de um barco de estilo catamarã.
Promovido pela empresa Macuco Ecoaventura, o passeio é o mais novo produto turístico do Destino Iguassu e teve sua primeira saída no feriado de Corpus Christi.
O Kattamaram, como foi batizado o barco, já teve sua navegação liberada pela Capitania Fluvial do Rio Paraná. Segundo a gerente da embarcação, Rosemeri Godoy, em breve, serão oferecidos roteiros de curta, média e longa distância no Lago de Itaipu, até chegar ao Pantanal mato-grossense.
O barco e o roteiro
Com capacidade para 200 pessoas, o Kattamaram tem dois ambientes, interno e externo, e tem um restaurante climatizado, bares, TV de plasma com vídeo, som ambiente, antena de telefone celular e internet e banheiros específicos para portadores de necessidades especiais.
A empresa Macuco Ecoaventura está elaborando um roteiro que deverá ser executado no lago, em parceria com a Itaipu Binacional. Os detalhes estão sendo estudados para tornar o passeio um grande produto turístico que possa ser vendido nacional e internacionalmente.
No roteiro estão incluídos passeio noturno para ver o espetáculo da iluminação da usina, Refúgio Biológico e atracar em cidades lindeiras ao lago. ?Acreditamos que o roteiro fique pronto em 30 dias, porque queremos que tudo se torne bem agradável ao turista, uma vez que o passageiro vai permanecer em média duas horas dentro da embarcação?, informa o diretor comercial Adriano Santos.
Durante o tempo que o turista permanece navegando pelo lago de Itaipu, a empresa oferece serviço de guia de turismo para informar sobre os atrativos que cercam o lago, coquetel no solário e jantar ou almoço no restaurante do Kattamaram.
O barco não vai servir somente para passeios turísticos, mas para sediar eventos festivos como recepções de aniversários, casamentos, encerramentos de eventos negócios, e outros especiais nas noites de lua cheia.
Segurança
A segurança foi um item muito observado, tanto pela Macuco Ecoaventura como pela Capitania Fluvial. Por isso a empresa adquiriu balsas infláveis capazes de transportar até 220 passageiros. O barco de 35 metros de comprimento por nove de largura, foi totalmente desenvolvido com tecnologia brasileira.
O Kattamaram conta ainda com um moderno sistema de tratamento dos efluentes, com caixas de contenção, repouso, cloração para aguardar evaporação do cloro antes de ser lançado fora. A embarcação possui duplo gerador de energias suprindo a necessidade do barco, contando também com um sistema especial de extinção de incêndio.