Em encontro com o presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Alberto de Camargo Vidigal, no Recife (PE), o ministro do Turismo, Caio Luiz de Carvalho, avaliou que o projeto “Dias Azuis” proporcionará um aumento de 40% no volume de negócios no turismo doméstico, até 11 de dezembro.
O “Dias Azuis” reúne benefícios que autorizam preços promocionais e descontos de até 60% em hotéis, restaurantes, no comércio e na prestação de serviços. A iniciativa de reeditar o projeto também favorecerá novos negócios para as locadoras de automóveis, principalmente em relação ao aluguel diário de veículos para o turismo de lazer.
Segundo Alberto de Camargo Vidigal, da Abla, o setor está novamente empenhado em fazer sua parte para viabilizar o projeto, visando a criação de uma dinâmica que permita aos consumidores de produtos e serviços turísticos o melhor aproveitamento do potencial nacional.
Em sua primeira edição, realizada em 97, o “Dias Azuis” alcançou um crescimento de 27% no turismo interno. No ano de 1998 foram 38 milhões de brasileiros viajando pelo País, número que em 2001 saltou para 42 milhões de pessoas – acréscimo de 11%, que representou aumento na receita na ordem de 10% para o setor turístico.
Vidigal diz que a participação da Abla na reedição do “Dias Azuis” é também prova de que o setor aposta na capacidade que o turismo nacional representa em termos de oportunidades de emprego. “Este é um dos principais caminhos a serem seguidos para gerar renda e trabalho para os brasileiros”, diz Vidigal.
O programa dispõe de um site (www.diasazuis.com.br) e de um guia impresso, onde estão inseridas todas as empresas que aderiram ao projeto, dentre as quais as locadoras associadas à Abla e uma central telefônica do tipo 0800.