Hospitais de primeira linha, conceituados laboratórios, a última palavra em tecnologia e os grandes nomes da medicina brasileira, reconhecidos internacionalmente, estão reunidos em São Paulo. A cidade que nunca dorme oferece infra-estrutura completa e abriga os melhores recursos do mundo quando o assunto é medicina. É justamente para facilitar o acesso da população brasileira, além dos interessados vindos de outros países, que entra no mercado a Sphera Internacional, empresa especializada em gestão de saúde. A expectativa é atrair turistas estrangeiros, mas também os próprios brasileiros, visto que outras regiões do país são carentes da soma dos melhores especialistas e de alta tecnologia. Ao acessar o portal turismo médico (www.turismomedico. com.br), desenvolvido pela Sphera Internacional em três línguas, o interessado tem acesso aos dados sobre as especialidades médicas e procedimentos clínicos ou cirúrgicos disponíveis em São Paulo.
O portal reúne dezenas de médicos e hospitais que são certificados pelas entidades mais conceituadas do mercado de saúde como a Joint Comission International (JCI) e pela Organização Nacional de Acreditação ONA, entre eles, estão centros de referência como o Albert Einstein, Samaritano e Sírio Libanês.
Plástica
Dados atestam a excelência da medicina brasileira. Na área de cirurgia plástica e estética, por exemplo, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país com maior número de cirurgias desse tipo realizadas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A média é de 500 mil cirurgias realizadas anualmente, o que comprova o constante aperfeiçoamento e a evolução tecnológica.
Turismo de saúde
O turismo de saúde, como ficou conhecido, movimenta hoje US$ 40 bilhões por ano em todo o mundo. Países como Índia, Tailândia e África do Sul realizam grandes investimentos na promoção do setor. No Brasil os investimentos nessa fatia do mercado começam a tomar fôlego com ações que estão sendo promovidas pelo governo, através da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), e também pelas iniciativas do setor privado. A Sphera Internacional é a primeira empresa privada a oferecer de forma organizada os serviços de saúde e turismo no Brasil. Segundo dados da Embratur, em 2005, o Brasil recebeu 48,6 mil turistas estrangeiros para procedimentos médicos.