O Brasil acaba de ganhar posição dentro da Iagto (International Association of Golf Tour Operators ou Associação Internacional dos Operadores de Turismo de Golfe) e pode, em março do ano que vem, ser a sede do IAGTO Destination Convention, feira voltada à promoção de destinos de golfe. Esses já são frutos do convênio assinado este mês entre a Confederação Brasileira de Golfe, por meio do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe (BBTG) e a Embratur para a promoção internacional do País como destino turístico de golfe. Durante todo o ano, várias ações serão desenvolvidas tendo como alvo mais de 10 países. Parceria é considerada a mais expressiva na história do esporte no País e prevê recursos de cerca de R$ 800 mil.
O braço brasileiro da Iagto será coordenado pelo Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe (BBTG) e servirá para dar suporte para os membros no Brasil, como acesso a estudos e informações sobre o mercado de turismo de golfe. ?Nosso objetivo é trazer turistas que passem mais dias no Brasil e que gastem mais. O golfista se encaixa perfeitamente nesse perfil?, diz José Luiz Cunha, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur.
O setor de turismo de golfe movimenta US$ 30 bilhões a cada ano no mundo, representando um dos mercados mais lucrativos. Segundo o britânico Peter Walton, presidente da Iagto, o turista golfista costuma gastar entre 50% e 100% a mais do que o turista convencional.