Brotas (SP) foi pioneira em práticas como o rapel em cachoeiras. Socorro, também em São Paulo, é uma das primeiras cidades do Brasil a se adaptar quase integralmente à legislação que garante acessibilidade aos portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
Com muita criatividade e empreendedorismo, as cidades paulistas mudaram o perfil turístico e se destacam quando o assunto é sustentabilidade e aventura.
Para aprender com essas experiências, um grupo de empresários participou da terceira etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil, do Ministério do Turismo (MTur), executado pela ABAV em parceria com o Sebrae e a EMBRATUR.
O programa tem o objetivo de identificar práticas eficientes na operação turística em destinos referência, que possam servir de exemplo para empresas que atuam no segmento. Nesta etapa do programa, realizada em Brotas e Socorro entre os dias 02 a 06 de agosto, o foco de observação foi o turismo de aventura. “O objetivo do programa é possibilitar que destinos turísticos brasileiros, com vocações semelhantes aos destinos visitados, tenham como referência as estratégias e os modelos observados. Isso possibilitará que eles sejam adaptados às peculiaridades de cada região”, disse a coordenadora de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach.