Depois de se tornar uma grande parceira do Brasil em setores como o agronegócio, a China quer aumentar os negócios no setor de turismo. Com esse objetivo, pela primeira vez o Brasil receberá uma missão de alto nível do CITS (China International Travel Service), maior empresa chinesa de turismo, avaliada em US$ 1,3 bilhão, com crescimento médio anual de cerca de 40%. O grupo se reunirá com representantes do governo brasileiro e com os players do setor nacional. Organizado pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), o evento ?China: o destino turístico dos brasileiros? ocorrerá dia 6 de fevereiro, das 17h às 19h, em São Paulo (Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71), e contará com a presença do novo embaixador da China no Brasil, Chen Duqing.

continua após a publicidade

Para o presidente executivo da CBCDE, Paul Liu, a vinda do CITS ao Brasil é um marco para alavancar o setor. ?É uma grande oportunidade para que os agenciadores, operadores e demais empresas e entidades do turismo sino-brasileiro se aproximem e trabalhem, conjuntamente, na promoção e expansão deste mercado (China) cada vez mais promissor?, afirma Liu.

O CITS, fundado em 1954, é a primeira e mais abrangente agência de turismo da China. Possui doze agências distribuídas em diversos países, tais como: Estados Unidos, Japão, França, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Canadá, Austrália e Hong-Kong. Foi a primeira agência chinesa a se juntar a Organização Mundial de Turismo (WTO). Tendo o agenciamento de viagens como o seu ponto de partida, o CITS tornou-se uma empresa multifuncional, atuando nos segmentos de investimento em turismo, aviação, comunicação por satélite, reservas computadorizadas e investimento em infra-estrutura de turismo.

Números

Capital dos próximos jogos olímpicos, a China quer atrair muitos brasileiros para conhecer seus cinco mil anos de história e suas mudanças, quase que diárias, em sua infra-estrutura, arquitetura e tecnologia. Em 2006, o setor de turismo na China teve um crescimento de 18,2%. Segundo a OIT, estima-se que em 2020 a China será o principal destino do turismo mundial, tanto para lazer como negócios, somando 160 milhões de visitantes. Na outra ponta, a mesma OIT prevê que 100 milhões de chineses visitarão o exterior.

continua após a publicidade

No ano passado, o fluxo de brasileiros na China foi de aproximadamente 38 mil turistas, um aumento de 28,5% em relação a 2005.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 3082-2636. A inscrição pode ser feita no site da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico -www.cbcde.org.br.

continua após a publicidade