Mares Guia: ?O Brasil está atraindo turistas com maior poder aquisitivo?. |
O governo federal quer que a representação do turismo no PIB nacional cresça de 4% para 10%. A informação foi dada pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, durante a abertura da 42.ª edição da Equipotel, feira de hospedagem e alimentação que aconteceu no Parque Anhembi, em São Paulo. O evento este ano marcou também a primeira comemoração do Dia Mundial do Turismo no Brasil. A data foi instituída em 1979, na Espanha, pela Organização Mundial de Turismo e agora passa a ser comemorada oficialmente no Brasil.
Walfrido dos Mares Guia comentou a importância da Equipotel e demonstrou alegria por poder comemorar na abertura do evento o Dia Mundial do Turismo. “O turismo passa a ser reconhecido agora como negócio”, disse, lembrando a importância da Equipotel como uma vitrine da hotelaria e veículo para a modernização do setor.
“A feira mostra para o País e para o mundo como as empresas do setor hoteleiro brasileiro estão preparadas, modernas e competitivas”, afirmou o ministro. A feira reúne 1.047 fornecedores nacionais e estrangeiros de produtos, equipamentos e serviços para o setor de hospedagem e alimentação.
Katia Castro, presidente da Equipotel, comemorou a decisão do governo de adotar o Dia Mundial do Turismo e considera o fato muito importante para demonstrar o comprometimento do governo com esse setor. “A decisão do governo de oficializar o Dia Mundial do Turismo, eleva o turismo ao status de importante atividade econômica no País”, disse.
Recordes
O setor de turismo tem registrado números recordes durante este ano, segundo dados do Ministério do Turismo. Os desembarques aéreos em vôos estrangeiros cresceram 15%, entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2003. Ao todo foram 3,9 milhões de passageiros chegando no Brasil.
Mares Guia ressaltou que o perfil do turista brasileiro está indicando a atração de pessoas com maior poder aquisitivo, já que nos primeiros oito meses deste ano os turistas estrangeiros no Brasil gastaram 36% mais do que no ano passado, atingindo US$ 2,1 bilhões.
As empresas presentes na feira representam 52 segmentos diferentes da economia brasileira, com um potencial de movimentação de US$ 8 bilhões por ano. Entre os destaques deste ano estão os lançamentos da área de tecnologia para hotéis e restaurantes, razão pela qual as principais empresas do setor ampliaram a área de seus estandes.