Mesmo tendo ficado historicamente em segundo plano como opção de transporte, os trens estão bem longe de virar peças de museu. Crescem a cada dia no Brasil as opções de turismo ferroviário. A Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (Abottc) conta atualmente com 15 trens turísticos associados, um número bem superior às seis empresas que participaram do processo de idealização da entidade. A instituição tem ainda mais dois trens turísticos em processo de associação.
O presidente da entidade, Sávio Neves, comenta que a grande luta da associação é colocar o produto trem na prateleira dos agentes de viagens e vender o passeio agregado a outros atrativos turísticos. Segundo o presidente, em 2005 a soma de visitantes dos trens turísticos atingiu a marca de 1,8 milhão; com os Jogos Pan-Americanos, que acontecem no Rio em 2007, a meta é chegar a 3,5 milhões de passageiros.
As opções de passeios estão distribuídas por todas as partes, mas, curiosamente, os trilhos se concentram nas regiões que foram os grandes centros econômicos do país, como o Estado de Minas Gerais, que abriga quatro opções de passeios entre as cidades históricas. Em seguida está São Paulo e Santa Catarina, com três trechos cada; o Rio de Janeiro com duas opções e Pernambuco, Rio Grande do Sul e o Paraná, com um trem turístico cada.
Entre as opções, a Serra Verde Express, operadora da linha pela Serra do Mar paranaense, se destaca por ser o único trem turístico cultural com transporte regular de passageiros do Brasil. A empresa, que opera o trecho há nove anos, leva cerca de 140 mil passageiros por ano para desbravar uma linha centenária, construída pelos primeiros engenheiros negros formados em uma universidade brasileira, os irmãos Rebouças.
O diretor comercial da empresa, Adonai Arruda Filho, diz que a Serra Verde Express é o segundo destino turístico mais visitado do estado por preservar uma parte intocada da Floresta Atlântica e guardar em seus trilhos parte da história da região. A operadora oferece quatro opções de tarifas e vários pacotes turísticos que, além do trem, proporcionam ao turista opções de aventura, destinos com praias e boa gastronomia no litoral do Paraná.
No Rio de Janeiro, as atrações ficam por conta do Trem do Corcovado, que comemora seus 122 anos este mês. O trem tem como destino final o principal ícone do turismo brasileiro, o Cristo Redentor. O passeio recebe cerca de 600 mil passageiros por ano, liderado pelos estrangeiros.
Além dos trens turísticos culturais, a associação também abriga três bondes, veículos elétricos que se locomovem por trilhos, com o mesmo perfil. Em Santos, os Bondes do Monte Serrat estão em operação desde 1927. São 35 mil passageiros transportados anualmente.