Considerado pelo jornal The Wall Street como um dos trens mais interessantes do mundo, o Great Brazil Express – único trem de luxo em território nacional, percorrerá durante o mês de novembro as belezas naturais do Estado do Paraná.

continua após a publicidade

Com muito requinte e conforto, o turista poderá conhecer por trilhos históricos, as cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu. O percurso completo dura seis dias. O passageiro também tem a possibilidade de fracionar a viagem e escolher um destino menor de trajeto, que pode ser realizado em apenas um dia.

Entre as belezas, história e cultura brasileira destaque para a vertente Curitiba-Morretes, cidade histórica do litoral paranaense. Neste trecho o trem de luxo serpenteia pela Serra do Mar – que abriga o trecho de Mata Atlântica mais intacto do país – entre pontes, abismos e cascatas.

Também na cidade de Ponta Grossa é possível realizar uma visita ao Parque Estadual de Vila Velha, uma área de mais de três mil hectares com formações rochosas milenares e uma fauna repleta de lobos-guará, jaguatiricas, quati, gatos-do-mato, veados, entre outras espécies. Além disso, a cidade tem a sua história preservada em museus e espaços culturais que remontam a Ponta Grossa de antigamente, proporcionando um sentimento nostálgico e propício para o embarque no trem de luxo.

continua após a publicidade

A última parada é realizada em Cascavel, de onde os visitantes chegam até ao imponente Parque de Foz do Iguaçu em ônibus especial. Nesta região da tríplice fronteira, a visão de um dos mais belos saltos d’água do mundo, parque tombado como patrimônio natural da humanidade, é apenas o começo de uma aventura que inclui experiências gastronômicas e culturais diversas.

O passeio no Trem de Luxo está agendado para 6 a 11 de novembro de 2011. O pacote completo é comercializado por R$3.807 por pessoa, somente terrestre.

continua após a publicidade

Exuberância

Além do mergulho ‘retrô’ pela história e cultura brasileiras, o passeio pelo GBE disponibiliza uma decoração sofisticada a la “Orient Express” e requintado serviço de bordo. O vagão com 19 metros de comprimento, 2,8m de largura e 4m de altura, cor prata reluzente, com janelas arredondadas, possui dois carros com capacidade para 44 pessoas em cada um, batizados de Foz e Copacabana.

O primeiro possui uma decoração inspirada na flora e fauna brasileiras – para os séculos passados se desenharem na frente do passageiro. A artista paranaense Karla Kozaki assina as obras com temas da Mata Atlântica. O vagão ainda tem pinturas da artista paranaense Ana Valente.

No Copacabana, em homenagem ao Rio de Janeiro, outro pólo turístico, os quadros reproduzem o cotidiano do Brasil Imperial nas pinturas de Debret e Rugendas. As amplas poltronas, de um ou dois lugares, são revestidas de couro, veludo ou brim em tons predominantes de vermelho e verde. O design é do arquiteto Paulo Peruso.