Qual é a visão dos grandes empresários sobre meu negócio? é o tema do 47.º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), aberto oficialmente ontem à noite, com uma solenidade que contou com a presença do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. O evento, que segue até sexta-feira, terá seis sessões plenárias, que acontecem no Auditório Elis Regina do Palácio das Convenções do Anhembi, além de sessões técnicas com especialistas, em diferentes auditórios.
As plenárias têm início hoje às 9h30, com o tema Demanda: geração inteligente para a hotelaria. O presidente da sessão será Milton Zuanazzi, do Ministério do Turismo e os debatedores serão Nelson Baeta Neves (Crowne Plaza/Paulista Viva), Antônio Dias (The Royal Palm Plaza Hotel Resort), Alexandre Zubaran (Costa do Sauípe) e Beto Carrero (Beto Carrero World).
Milton Zuanazzi fala sobre demanda na hotelaria. |
Depois, das 15h às 16h30, a plenária terá como tema Internet: a importância do GDS na comercialização das diárias, que será presidida por Paulo Salvador (Rede Accor) e terá como debatedores Sidney Alonso (Galileo Brasil), Helena Bononi (Sabre), Estevam Cintra (Amadeus Brasil) e Luiz Walter Crivellari Moreira (CM Net).
Amanhã
O segundo dia de simpósio será aberto com a palestra Retrofit: análise de retorno do investimento, presidida por José Ernesto Marino (BSH International) e debatida por Maurício Bernardino (Hotel Jaraguá), Marcos Antônio Martin dos Santos (Matec Engenharia), Paulo Marcos Ribeiro (Rede Windsor) e Caio Calfat (CJ & N Consulting). A apresentação acontece das 9h30 às 11h.
Na parte da tarde, das 15h às 16h30, o tema será Turismo e hotelaria: a visão das grandes corporações, que terá como moderador Guilherme Paulus (CVC) e como debatedores Elyseu Mardegan (American Express), Caio Gouvea (Nestlé) e a participação de Norton Luiz Lenhart (FNHRBS).
Sexta-feira
O último dia de evento começa também às 9h30, com a plenária Financiamento: fonte de recursos para hotéis, que será presidida por Roland Bonadona (FOHB) e Paulo Brito Bezerra de Melo (Rede Othon) e debatida por Fábio Lenza (Caixa Econômica Federal), Carlos Eduardo Castello Branco (BNDES), Pedro Sérgio Bragagnollo (Banco do Nordeste), Kedson Pereira Macedo (Banco do Brasil).
A última plenária, que terá início às 15h, terá como tema Capacitação profissional: a importância da motivação, com apresentação motivacional do Grupo de Animação Teatral.
Sessões técnicas
As sessões técnicas terão como temas: Pousadas e Pequenos Hotéis e Sistemas de Compras, hoje, dia 21; Responsabilidade Social e Redução de Custos, dia 22; e Gestão Financeira e Formação Profissional, dia 23.
O evento será encerrado com uma sessão solene presidida pelo presidente da ABIH Nacional, Eraldo Alves da Cruz.