Ele é conhecido como a terra dos cowboys e, por isso, atrai a curiosidade de milhares de turistas. Mas experimentar o estilo de vida dos cowboys do Velho Oeste não é o único atrativo do Texas, nos Estados Unidos. Grande e arrojado, o estado é um daqueles destinos que valem uma visita, seja lá qual for a época do ano. Isso porque tem uma grande diversidade de atrativos, que contribuem para que o turismo seja uma das maiores indústrias do estado, empregando 514 mil texanos e gerando divisas de bilhões de dólares deixadas pelos turistas anualmente.
Caminhar pelos cânions panorâmicos e por densas florestas, explorar cavernas misteriosas ou relaxar em praias tranqüilas são algumas das maravilhas naturais a serem apreciadas. O Texas tem sete regiões a serem exploradas e cada uma é única em relação à sua área, história e atrações.
As Planícies Panhandle estão localizadas na fronteira noroeste do Texas, onde o cenário pedregoso e plano de repente se transforma para revelar cânions surpreendentes incluindo o impressionante Cânion Palo Duro (que perde em tamanho somente para o Grand Canyon). Amarillo é a maior cidade da região e tem as fazendas e ranchos como sua principal atividade. Outras cidades importantes da região de Panhandle são Lubboock, a cidade de Buddy Holly e Abilene, o coração da fronteira do Texas.
Clima urbano e sofisticação em Austin, a capital do estado. |
Big Bend Country, a parte mais remota do estado, é de grande beleza. Saudado como um dos maiores parques nacionais da América, o Parque Nacional de Big Bend cobre mais de 3.237 quilômetros quadrados ao longo do Rio Grande, no oeste do Texas. O parque varia em elevação de menos de 609 metros ao longo das margens do Rio Grande, até quase 2.438 metros nas Montanhas Chisos, e inclui imensos cânions, formações rochosas e vastas extensões de deserto.
Peculiaridades
Além dos dois parques nacionais desta região os visitantes irão descobrir fortes antigos, campos de mineração abandonados, cidades peculiares com incríveis histórias e luxuosos ranchos ?resorts?. El Paso fica na extremidade oeste do estado, onde o México, o Novo México e o Texas se encontram. É uma mistura do Velho Oeste, do colorido México e da herança dos nativos americanos. Em Odessa, os visitantes podem ver uma cratera de meteoro de 167 metros, a segunda maior do país, que foi o resultado de uma tempestade de meteoros que caíram sobre a terra entre 20 a 30 mil anos atrás.
Rio Grande, fronteira natural com o México, é um dos extremos das Planícies do Sul do Texas. |
O Texas Hill Country exibe um cenário campestre que se estende em suaves ondulações e com uma forte herança européia dos colonizadores da Inglaterra, Alemanha e Europa Central. Muitos dos ?ranchos hospedaria? do estado estão ali localizados, próximos a Bandera e Kerrville. Austin, a capital do estado, apresenta uma mistura de juventude, sofisticação, cultura, música ao vivo, gastronomia variada e opções de compras. A cidade é chamada de ?a capital mundial da música ao vivo? e todos os anos é palco de dois importantes eventos musicais, aclamados internacionalmente.
De vinícolas a desertos e ilhas
O Texas é o quinto maior produtor de vinhos dos Estados Unidos e muitas vinícolas estão localizadas nesta região. Siga a trilha do vinho e divirta-se experimentando as variedades das 16 vinícolas. Próxima à cidade de Fredericksurg, está o Enchanted Rock State Park (Parque Estadual da Pedra Encantada).
Os visitantes podem acampar, caminhar, escalar e observar estrelas, pássaros interessantes e a vida selvagem. O parque leva este nome devido à cúpula de granito que se eleva 129 metros acima do solo e abrange uma área de 2,59 quilômetros quadrados.
Visitar o Alamo é um deleite para entusiastas da história na cidade de San Antonio. |
As Planícies do Sul do Texas (South Texas Plains) se expandem de San Antonio até o Rio Grande, a fronteira natural com o México, em um cenário que muda de campos com suaves elevações até o deserto e que é o deleite dos observadores de pássaros no vale do Rio Grande, dos compradores de barganhas que visitam as cidades das fronteiras e dos entusiastas da história que passeiam pelo Alamo (1718) e outras missões na cidade de San Antonio.
Esta se vangloria de seus fabulosos restaurantes Tex-Mex e pela famosa Fiesta San Antonio. Já a Costa do Golfo do Texas, o litoral com mais de 965 quilômetros de extensão, é protegido por ilhas de barreira de Galveston até South Padre Island. Os visitantes podem vaguear pela Great Texas Coastal Birding Trail (Grande Trilha Litorânea de Observação de Pássaros do Texas), que oferece 308 locais de observação de pássaros, aprimorados por calçadas, plataformas de observação e um projeto paisagístico especial, planejado para atrair os pássaros nativos e migratórios.
Aventura em águas texanas
Foto: Divulgação |
South Padre Island é um dos locais que oferecem pesca em alto-mar. |
Pescar é um importante esporte no Texas, com mais de 90 lagos de água doce e baías de água salgada. Os entusiastas da pesca irão aproveitar de tudo, desde torneios de pesca de black bass até a pesca da truta arco-íris com vara e iscas artificiais de mosquito. As excursões de pesca em alto-mar, de South Padre Island, Corpus Christi e Galveston, oferecem aos pescadores a oportunidade de voltar para casa com o premiado ?saltfish? (espécie de bacalhau), ou mesmo um tubarão, como recordação do seu dia no Golfo do México. Para os visitantes que desejam molhar os pés, o estado da Lone Star (Estrela Solitária) oferece numerosas oportunidades para nadar, se aventurar nas corredeiras ou mergulhar com equipamentos. O Santuário Marinho Nacional Flower Garden Banks, é o paraíso dos mergulhadores e um dos mais importantes destinos para mergulho do mundo.
Houston, apelidada de Cidade do Espaço, é a quarta maior cidade dos Estados Unidos e o lar da Nasa e do Centro Espacial Johnson. A cidade também organiza todos os anos, nos meses de fevereiro e março, o maior rodeio e exposição de gado do mundo.
Dallas
A Região das Savanas e dos Lagos (Prairies and Lakes Region) é dominada pelo Dallas/Fort Worth Metroplex, a área metropolitana oficialmente conhecida como Dallas-Forth Worth-Arlington, e é, provavelmente, uma das primeiras áreas que os turistas visitam. Dallas ficou famosa pelo seriado de TV do mesmo nome e hoje é uma cidade vibrante e sofisticada com mais restaurantes e shopping centers per capita do que New York, além de ter uma excelente vida noturna. A vizinha Fort Worth manteve sua forte herança do faroeste e você se sentirá como um vaqueiro ao visitar a histórica Stockyards, observar um rebanho de gado Longhorn sendo guiado pela Avenida Exchange, assistir a um rodeio ou escutar música country no maior honky tonk do mundo. (bar ou clube barato).
Entre estas duas grandes cidades a região se expande para o sul por meio de charmosos vilarejos onde se pode parar nas lojas de antigüidades à beira da estrada. A natureza é abundante nesta região do estado, com lagos de água doce e florestas, e a oportunidade de encontrar pegadas reais de dinossauros no leito do Rio Paluxy no Parque Estadual do Vale dos Dinossauros.
Entre florestas, histórias, flores e vida selvagem
Piney Woods oferece uma paisagem cheia de florestas e rios, exuberantes campinas e curiosas cidades históricas, que valem uma visita.
Para os apreciadores de plantas, esta região oferece um espetáculo de azaléias e rododentros nos meses de primavera.
É também uma importante área de cultivo de rosas para todo o território dos Estados Unidos.
As quatro florestas nacionais da região atraem visitantes por sua beleza, paz e atividades ao ar livre. Os entusiastas da natureza apreciam, em especial, a Reserva Nacional Big Thicket onde prosperam grupos variados de plantas.
Lá o turista vai encontrar uma grande quantidade de orquídeas, cactos, ciprestes e pinheiros, assim como vai poder avistar as várias espécies de pássaros, plantas carnívoras e uma grande variedade de vida selvagem.
O Lago Caddo, localizado na parte mais ao norte da região, oferece viagens mágicas no seu ambiente de pântanos e ciprestes.
O local é considerado também o paraíso da canoagem, da pesca e dos fotógrafos da natureza.