Não há como negar que a beleza arquitetônica e as artes tornaram a Rússia um dos lugares mais procurados e visitados nos últimos anos. Mas também é verdade que a terra dos czares é muito mais do que isso. Sozinha, ela ocupa um sétimo do planeta, é banhada por três oceanos e faz fronteira com dezesseis países. Além disso, oferece pontos turísticos, gastronomia e cultura que encantam o visitante em um primeiro olhar.

O país, que tem um pé na Europa e o outro na Ásia, tenta agora se abrir de vez para o Ocidente. Hoje, conquista o mundo com produções no cinema, literatura, teatro, música e, é claro, na dança, exercendo verdadeiro fascínio por quem aprecia. E até mesmo no futebol está investindo. Jogadores brasileiros como Bóvio, Géder e Roni atuaram no campeonato russo no ano passado.

Desde que foi fundada em 1147 pelo príncipe Yuri Dolgoruky, Moscou tornou-se um dos maiores centros políticos, econômicos e culturais do país e do mundo. Lá está a famosa Praça Vermelha, palco de vários acontecimentos históricos, bem como obras da arquitetura soviética, com a qual o antigo regime tentava inspirar consistência e eternidade. A cidade é uma capital cultural: são 150 museus, duzentos teatros e salões de concerto, 28 centros de cultura, 114 cinemas e quinhentas bibliotecas. Até mesmo estações de metrô são consideradas obras de arte.

Mas São Petersburgo, a “Veneza do Norte”, também tem seus encantos. Foi construída sob 42 ilhas no delta do Rio Neva, interligadas por trezentas pontes. Chamada antigamente de Leningrado, destaca-se pela harmonia inconfundível de seus conjuntos arquitetônicos e a beleza de suas praças, palácios e parques. Seus museus também cativam os turistas, como o famoso Museu Hermitage, antigo palácio de inverno dos czares. Atualmente, contém uma das maiores coleções de arte do mundo, com obras de Leonardo Da Vinci, Picasso, Van Gogh e Monet, entre outros.

Pacote

A operadora Orion Turismo, de Curitiba, oferece pacote para quem deseja conhecer este país cheio de cultura, além das riquezas de seus palácios e museus. O roteiro inclui visitas aos principais pontos turísticos de Moscou e São Petersburgo e apresentações folclóricas, com possibilidade de extensão para as cidades históricas de Suzdal, Vladimir e Yaroslavl. Com duração de seis dias, a parte terrestre custa a partir de US$ 1.195, com hospedagem em apartamento duplo, e inclui traslados aeroporto/hotel/aeroporto, vôo São Petersburgo/Moscou, hospedagem com café da manhã, guia acompanhante em espanhol durante as visitas e serviço de carregadores nos hotéis. Mais informações podem ser obtidas pelo site da operadora – www.orion.tur.br – ou pelo telefone (41) 225-3001.

continua após a publicidade

continua após a publicidade