Privilegiada pela natureza, estrategicamente localizada e apta à convivência harmônica de atividades econômicas diversas. Teresópolis se destaca pelo favorecido clima de montanha e pelas belas paisagens.
Um grande trunfo turístico da cidade é sediar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e ter boa parte do seu
território protegido também pelo Parque Estadual dos Três Picos, com 46.350 hectares, é o maior do Rio de Janeiro, representando um acréscimo de 75% em toda a área protegida por parques e reservas estaduais. Seu nome evoca os três principais picos da região, formando um imponente conjunto de montanhas graníticas que, com cerca de 2.350 metros de atitude, é o ponto culminante da Serra do Mar.
Neste cenário destaca-se o famoso Dedo de Deus com 1.692 metros de altitude e a Pedra do Sino, ponto culminante da Serra dos Órgãos com 2.263 metros de altitude. Alpinismo, excursionismo e caminhadas ecológicas, com a infra-estrutura de abrigos apropriados durante o percurso, são praticados o ano inteiro em Teresópolis, que tem o título indisputável de “Capital Brasileira de Montanhismo”.
Se as belezas naturais, a hotelaria e a gastronomia já atraem muitos turistas, inclusive nas modalidades do turismo de negócios e de aventura, o ambiente seguro e a completa infra-estrutura econômica fazem com que a cidade se converta em local de moradia e empreendimento.