Tamandaré foi abençoada por Deus, não há como fugir do clichê. Localizada a poucos quilômetros de Porto de Galinhas e Maragogi, o município é um forte candidato a se tornar o destino mais procurado por quem prefere trocar a badalação e o agito por dias de descanso à sombra dos coqueiros e vigiado apenas pelo sol que brilha o ano inteiro.
A atmosfera de Tamandaré é intimista. O município é formado por quatro praias de beleza ímpar, alinhadas perfeitamente ao que podemos chamar de paraíso. Piscinas naturais de águas muito claras e recantos ainda intocados fazem de Tamandaré um lugar para se reter na memória.
A paisagem selvagem da Praia dos Carneiros seduz pelo espetáculo de cores formado pelo encontro do estuário do Rio Formoso e um paredão de arrecifes (barreiras de corais) com cerca de um quilômetro de extensão. O mergulho nos poços naturais em busca de cardumes de peixes multicoloridos é a grande pedida dessa praia, que tem ainda pequenas lojinhas de artesanato e bangalôs para lá de charmosos. A praia fica a cinco quilômetros de um balneário que dá nome ao município.
A Praia de Tamandaré tem dezesseis quilômetros de águas calmas, perfeitas também para o mergulho. O lugar é o mais urbano de todas as praias do município, mas preserva a tranqüilidade e um ambiente bastante intimista. A orla ostenta vários quiosques onde se pode alugar equipamentos de mergulho e degustar iguarias típicas do litoral sul de Pernambuco. Lá, o turista também poderá visitar a Igreja de São Pedro, datada do século XIX. Tamandaré tem uma boa oferta de hotéis e pousadas com preços módicos.
Pontal do Lira também é outra parada obrigatória. A praia fica ao norte de Tamandaré e se destaca por ter um vasto e exótico coqueiral, que se estende por toda a orla. Outro atrativo do Pontal do Lira é a ausência das barraquinhas e vendedores ambulantes. Os aficionados por esportes náuticos também são muito atraídos para Pontal. Gastando muito pouco, o turista pode também fazer eco-caminhadas e passeios de lancha.
A Praia das Campas é outra agradável surpresa para quem visita Tamandaré. É onde está construída a Igreja de São José e onde se pode ancorar pequenas embarcações.
O ambiente selvagem e pouco povoado das Campas faz com que ela se torne um paraíso perdido, talvez aí esteja a graça do local, que oferece também muitas opções de entretenimento como passeios náuticos, mergulhos contemplativos e pesca em alto mar.
Tamandaré, encravada entre o mar e a mata
Foto: Divulgação |
Tamandaré é o destino do momento para quem prefere trocar a badalação por dias de descanso à sombra dos coqueiros. |
Quem visita Tamandaré também poderá ter um encontro inesquecível com a natureza indo até a Cachoeira Bulha d?Água, que está encravada também na Mata Atlântica e próxima à Reserva do Saltinho. A cachoeira tem uma queda d?água de 10 metros e é um dos cartões-postais mais visitados do município. A Reserva Biológica do Saltinho é uma das poucas áreas do Nordeste com Mata Atlântica remanescente. Com 538 hectares, é habitat de várias espécies de animais e de uma rica flora, controlada pelo Ibama.
Os recifes de corais também são atração em Tamandaré. As extraordinárias formações rochosas são privilégio apenas de mares tropicais e de poucos países do mundo. Os amantes da natureza vão encontrar piscinas naturais, que guardam inúmeras espécies de peixes e camarões que necessitam desse ecossistema para sobreviver. De tão importante, a área é protegida pelo Ibama.
Foto: Divulgação |
Baía Branca dispõe de trinta apartamentos, alguns com vista para o belo mar da Praia de Carneiros. |
O Morro do Oitizeiro proporciona uma das mais belas visões de todo o município. Lá do alto, o visitante pode apreciar a beleza e o mar azul-esverdeado de Tamandaré. No passado, o morro serviu como observatório durante a noite.
Artesanato
Catembas de coqueiro e palha viram peixes, crustáceos e estrelas do mar. Esta é apenas uma pequena amostra da riqueza do artesanato de Tamandaré. Grande parte é confeccionada pelas esposas de pescadores e serve de complemento para a renda familiar. A Casa do Artesão, espaço criado pela Prefeitura local, é considerada o principal ponto de apoio para os artistas da região. Durante todo o ano, a casa comercializa peças decorativas, bandejas, brincos, broches e colares feitos à base de matéria-prima retirada da natureza, como palhas de catembas de coco, flores e conchas.
Resort é opção de luxo na paisagem azul
A Praia de Carneiros, uma das mais belas e promissoras de Tamandaré, conta com uma opção de hospedagem de luxo. Entre baías desertas, arrecifes e coqueirais que compõem o cenário do litoral sul pernambucano está o Baía Branca Beach Resort, que oferece trinta apartamentos, dos quais 21 têm varanda e vista para o mar. Nove deles são suspensos, localizados sobre a piscina. Os apartamentos são equipados com ar-condicionado, TV a cabo, telefone, minibar e internet.
Além de sua estrutura de lazer, o hóspede pode se divertir conhecendo a região, com passeios em jangadas até os corais, a cavalo pela praia e de barco pelo Rio Ariquindá, para ver suas prainhas e manguezais. O hotel se dispõe também a reservar passeios a destinos vizinhos, como Porto de Galinhas, Maragogi e Serrambi.
As diárias custam R$ 185 por casal, em apartamento standard e R$ 195 por casal, em apartamento luxo. Inclui café da manhã. Mais informações: (81) 3676-3800 ou www.baiabranca.com.br.