Qual é a imagem que vem à cabeça quando se pensa em Suíça? Além dos chocolates, queijos, relógios, canivetes e outros itens em que aquele país é especialista em fabricar, as paisagens compostas por árvores, belos lagos e montanhas cobertas de neve estão entre as respostas mais comuns para esta pergunta. Por isso, lugares como a região de Interlaken estão entre os pontos do país mais visitados por turistas do mundo todo. No coração dos alpes suíços, entre os lagos Thun e Brienz e a 3 mil metros de altura, a região oferece atrações turísticas durante o ano inteiro, como cascatas de 400 metros de altura, incríveis geleiras, lagos de cor azul-turquesa, além dos picos majestosos dos alpes suíços: Eiger (3.970 metros), Mönch (4.099 metros) e Jungfrau (4.158 metros). As três formações rochosas fazem parte de um impressionante conjunto de montanhas, vales e geleiras, que desde 2001 é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.
Famoso por ser o grande centro para a prática de esportes de aventura da Suíça, Interlaken é também referência em termos de cultura, servindo de base para diversos eventos artísticos durante todo o ano. Lá, o turista encontrará, ainda, o elegante Cassino Kursaal. Construído em 1859, o estabelecimento destaca-se pelos modernos equipamentos, excelente serviço e pelo elegante ambiente.
Um dos atrativos da região é a intensa vida noturna. Interlaken abriga uma grande variedade de bares, pubs e danceterias, que oferecem opções para todos os gostos. No verão, o leque de opções é complementado pelos estabelecimentos ao ar livre, que proporcionam um clima ainda mais charmoso ao local. Outro destaque fica por conta da gastronomia. A região, repleta de renomados restaurantes, oferece diversas opções de pratos.
Jungfraujoch
O restaurante giratório Piz Gloria, na Montanha Schilthorn (2.970 m), também oferece vista para Jungfrau. |
Um dos passeios mais procurados pelos turistas é ao Jungfraujoch, a estação de trem mais elevada do velho continente, também conhecida como Topo da Europa, localizada 3.454 metros acima do nível do mar.
No percurso até lá, o cenário visto pelas janelas é de sonhos: chalés típicos, pastos verdejantes, vacas com os típicos sinos dourados e, cobrindo todo o horizonte, a presença imponente das montanhas cobertas de neves eternas. Para muitos turistas, esse é um pedaço do paraíso. Hora de fazer as máquinas fotográficas trabalharem.
O penúltimo ponto antes de se chegar à Jungfraujoch chama-se Kleine Scheidegg, na realidade uma bonita estação de esqui que, por estar 2.320 metros acima do nível do mar, quase sempre está coberta de neve. Nesse local os turistas saltam e têm o primeiro choque ao vislumbrar o contraste do céu azul com o sol batendo na Montanha Jungfrau.
Depois, a viagem continua através de uma linha especial de trem que leva até o cume. Para subir a imensa parede, a locomotiva e as composições são do tipo ?cremalheira?, uma linha ferroviária com trilhos dentados, no qual engrenam as rodas motrizes, também dentadas, das locomotivas, e utilizados em rampas muito fortes.
Atração internacional
Essa linha especial de trem, gerida pela companhia ?Jungfraubahn?, foi inaugurada em 1912. A obra necessitou dezesseis anos de construção. Os operários e engenheiros, suíços e imigrantes, trabalharam nas mais adversas condições climáticas, com temperaturas médias de 8 graus negativos e correndo risco provocados pelos raios, avalanches de neves e ventos com até 250 quilômetros por hora de velocidade, para criar um caminho de 12 quilômetros, abrir o túnel de sete quilômetros e montar a estação.
Hoje, o Jungfraujoch é um complexo moderno que inclui não apenas as duas paradas panorâmicas cravadas na pedra da montanha, mas também a estação com restaurantes, lojas, correio, museu e também instalações científicas como observatório, estações meteorológicas e de pesquisa.
Anualmente, meio milhão de turistas, mais da metade originários de países asiáticos, pagam até 172 francos suíços (US$ 131) para o trajeto entre Interlaken e o Jungfraujoch. Diariamente, os trens carregam até quatro mil passageiros para o cume da montanha.
Experiência no Palácio de Gelo
Com 24 quilômetros, a Geleira do Aletschgletscher é a maior dos Alpes. |
Ao chegar à estação final de Jungfrau, os turistas recebem o ar frio dos Alpes. Diversas placas mostram os caminhos a seguir. O Jungfraujoch é um complexo cravado dentro da rocha e do gelo. Uma das primeiras paradas é o Palácio de Gelo, uma galeria de túneis e câmaras escavadas diretamente na geleira do Aletschgletscher que, com os seus 24 quilômetros de comprimento, é a maior dos Alpes. Passear por ela é como estar em um congelador. Porém, mesmo as temperaturas abaixo de zero não tiram o ânimo dos turistas.
O passeio leva em média cinco horas. Como pontos de observação, o complexo alpino oferece uma plataforma, propícia também para tirar fotos, e o Sphinx, um prédio localizado 3.571 metros acima do mar, o ponto mais alto do Jungfraujoch. Ele abriga também um observatório especializado em astronomia, astrofísica e observação das radiações cósmicas.
Depois, a grande pedida é ver a neve. Para grande maioria dos estrangeiros, essa é a primeira experiência de tocar os flocos brancos. Ao descer de elevador da Estação Sphinx, os turistas atravessam um túnel que os leva para fora da montanha. Lá eles podem caminhar durante 45 minutos até alcançar
um abrigo de montanhas, também o mais alto da Suíça. A maior parte desiste em poucos minutos, pois o ar rarefeito cansa o corpo. Cansados, os turistas preferem fazer guerras de bolas de neve ou sentar-se sob o sol.
Os poucos que alcançam o abrigo descobrem um lado mais folclórico da Suíça. No seu interior, o pequeno restaurante lembra um chalé alpino e serve de descanso para alguns guias de montanha que depois das caminhadas, sentam-se para tomar um bom prato de sopa.
Depois de cinco horas de passeio, o trem volta a descer a montanha.
Devido à mudança de altura, surge um outro efeito: o sono. A maior parte acaba cochilando até chegar à primeira parada.
Rotas ao ar livre a partir de maio
ST/Swiss-image-ch/Christof Sonderegger |
Eiger, de 3.970 metros, Mönch, de 4.099 e Jungfrau, de 4.158 metros: composição alpina é Patrimônio Natural. |
A Secretaria de Turismo de Interlaken, na Suíça, e a companhia de transportes ferroviários Jungfraubahnen estão com tudo pronto para receber os turistas para a próxima temporada de verão do Hemisfério Norte, que começa no mês de maio. As novidades ficam por conta dos roteiros exclusivos, que oferecem a oportunidade de vivenciar os surpreendentes alpes suíços.
Um dos destaques oferecidos nesta temporada é o roteiro Jungfraujoch – Top of Europe, que proporciona uma inesquecível visita à Jungfraujoch, estação de trem mais alta da Europa, cuja rota cobre cerca de 12 quilômetros de trajeto.
ST/Swiss-Image.ch/Christof Sonderegger |
Desafio a turistas no tour guiado na geleira Aletschgletscher. |
Durante o caminho, o turista atravessará de forma segura vales cortados por pequenos riachos e repletos de charmosas casas de madeira, deparando-se, em dias claros, com cerca de 200 montanhas cobertas de neve e impressionantes geleiras. Durante o caminho, o passageiro encontrará restaurantes, lojas, correio, museu e também instalações científicas como observatório, estações meteorológicas e estações de pesquisa.
Além desse tradicional passeio, o turista terá a disposição diversos roteiros ao ar livre, já que o verão é considerado o período mais propício para atividades externas. É quando o clima começa a esquentar que esportes como o alpinismo, trekking, rafting e rapel tomam conta da região, atraindo turistas dos quatro cantos do mundo.
Mais informações são encontradas nos sites www.interlaken.ch e www.jungfraubahn.ch. Alguns operadores do Brasil oferecem o roteiro, são eles: CIT (11) 3217-8500, Designer (11) 2181-2900, Eurovip?s (11) 3066-2722, Flot (11) 4504-4500, Soft Travel (11) 3017-9999 e TT 0800-115303. Consulte seu agente de viagens.
Desconto de 50% no Corcovado
Proprietária das cinco linhas ferroviárias e dos dois teleféricos existentes em Interlaken, a companhia de transportes Jungfraubahnen é responsável por conectar os diversos pontos da região. A linha ferroviária pioneira da companhia e também a mais famosa das cinco, Jungfrau, começou a ser operada em 1912. Os trens partem de Kleine Scheidegg, passam pelos montes Eiger e Mönch e seguem até o cume do Jungfraujoch, superando uma diferença de altitude de 1.400 metros.
Em maio de 2006, foi firmada uma parceria entre as linhas ferroviárias de Jungfrau e a estrada de ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Ambas são dotadas do mesmo sistema suíço de tração por cremalheira. A parceria proporciona intercâmbio de know-how no âmbito da tecnologia de transportes e de marketing. Além disso, todos que comprarem um tíquete até o Top of Europe ganham 50% de desconto no trajeto brasileiro.