Já está nas agências de Curitiba o material de divulgação da Suíça para o próximo verão europeu, que tem início em junho. É que o Turismo Suíço lançou, na semana passada, em Curitiba, seu pool de pacotes para o verão. É o Suíça Singular – Verão 2005, campanha desenvolvida juntamente com seis operadoras – Agaxtur, Designer, Flot, CIT, Nascimento e Soft Travel – e as parceiras Swiss, Visa e Victorinox. Lançada nacionalmente no último dia 19 em São Paulo, a campanha segue até dia 31 de outubro.
A Suíça recebe anualmente cinqüenta mil turistas brasileiros e para este ano está previsto um incremento de 10% deste total. ?A nossa estimativa é que somente esta campanha deva contribuir para levar à Suíça dois mil turistas do Brasil?, diz Ricardo Pereira, gerente de mercado do Turismo Suíço para o Brasil.
De três anos para cá, aumentou o número de pernoites dos brasileiros na Suíça. Segundo o gerente, em 2002, a média era o brasileiro ficar duas noites, hoje são três a quatro. Uma das vantagens da Suíça em relação a vizinhos europeus é que, por não pertencer à União Européia, sua moeda continua sendo o franco suíço, cuja cotação é bem mais baixa que o euro.
Promoções
O grande diferencial nessa temporada é que os duzentos primeiros compradores de pacotes para a Suíça vão ganhar kits exclusivos com necessaire e canivete Victorinox. Além disso, os clientes Visa podem parcelar o valor em até seis vezes sem juros.
A pessoa que adquirir um produto Victorinox, entre 1.º de junho e 31 de outubro, em um dos quinhentos pontos de venda participantes, ganha um miniguia de viagem e é orientada a se inscrever no site www.suicasingular.com.br e escrever uma frase sobre a Suíça para concorrer a duas viagens com acompanhante para o país e ainda fazer uma visita à fábrica da Victorinox para montar seu próprio canivete.
?Com esta campanha, pretendemos atingir cerca de três milhões de pessoas?, informa Ricardo Pereira.
Serviço – Os pacotes para o próximo verão são de seis a dez noites e variam de US$ 1.480 a US$ 2.432, partindo de São Paulo, até dia 20 de junho, e incluem passagem aérea Swiss e café da manhã. Para mais informações sobre o pool de verão da Suíça, basta entrar em contato direto com o escritório de turismo da Suíça pelo telefone (11) 3372-8200 ou pelos sites www.myswitzerland.com e www.suicasingular.com.br ou consulte seu agente de viagens.
País mostra outras atrações
Os destinos mais visitados por brasileiros na Suíça são Zurique, Genebra e Berna, mas a Suíça não é só isso. Tem Lausanne, a capital olímpica e sede do balé Béjart, situada entre o lago e os Alpes; tem Montreaux, a bela riviera suíça, onde acontecem os festivais de música, artes e folclore e o Castelo de Chillon; tem Zermatt, onde está uma das mais famosas estações de esqui da Europa.
O Turismo Suíço quer mostrar ainda Interlaken, local perfeito para a prática dos esportes de neve, como esqui e snowboard, além de rafting, e que abriga um dos resorts de férias mais famosos da Suíça, as montanhas Jungfrau e Schilthorn com seu restaurante giratório e o Mistery Park. E tem ainda Lucerna, onde fica o Museu do Transporte e os montes Titlis e Rigi, onde a neve está presente o ano todo.
Ricardo Pereira comenta que visitar a Suíça é como visitar quatro países. ?As regiões que fazem fronteira com França, Alemanha, Itália e Áustria têm a influência desses países?, observa. E o fato de ser pequeno – a Suíça tem o tamanho aproximado do Estado de Sergipe – é um fator que facilita percorrer todo o seu território. Pontos turísticos da Suíça situados em regiões opostas podem ser visitados pelos turistas em, no máximo, três horas de viagem.
CET
A Suíça faz parte da Comissão Européia de Turismo, uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica. Fundada em 1948, reúne 33 países com um objetivo em comum: promover a Europa e seus destinos turísticos por todo o mundo. Hoje, o grupo operacional da CET (www.visiteurope.com) para a América Latina, tem nove países integrantes – Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, além da Suíça.