A Estância Hidromineral de Socorro (SP), localizada na região do Circuito das Águas Paulista, foi inaugurada oficialmente pelo ministro Luiz Barretto, nesta sexta-feira (22), como destino-modelo em Aventura Especial no Brasil.
De 2006 a 2008, o projeto “Socorro Acessível” aplicou, no município, R$ 1,73 milhão em obras de infraestrutura turística, cursos de qualificação profissional para o atendimento a turistas portadores de deficiências físicas e/ou motoras, além de adaptações em passeios, equipamentos e edificações públicas, de acordo com a norma brasileira de acessibilidade nº 9050/2004 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A proposta, pioneira no país, resultou em um roteiro adaptado que interliga dez pontos turísticos totalmente trafegáveis por turistas portadores de deficiência, na região central da cidade. Tradicional roteiro paulista de turismo de aventura, a cidade também passa a oferecer oito modalidades esportivas completamente adaptadas para atender a esse público, das 24 disponíveis no local. No Horto Municipal, a tirolesa iça o cadeirante e o jardim aromático para cegos é um desafio aos sentidos.
De acordo com o ministro, falar em acessibilidade significa pensar no direito universal ao lazer e ao turismo, norteados por princípios como segurança, inclusão social e autonomia do cidadão. “Esse projeto coloca em prática a idéia de universalização e igualdade, eliminando barreiras e superando preconceitos.