Desenhada com os mais belos traços da natureza, Foz do Iguaçu abriga, no ponto de encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina, um dos espetáculos mais bonitos proporcionados pelo meio ambiente: as Cataratas do Iguaçu, um verdadeiro tesouro natural capaz de impressionar a qualquer pessoa com suas 265 quedas d?água, que despencam de alturas com cerca de 80 metros, formando nas épocas de cheia um semicírculo com 2,7 quilômetros de extensão.
Por lá, o passeio mais conhecido é o Macuco Safári, que dura aproximadamente duas horas e é apropriado para quem gosta de emoção, o visitante embarca no botes que vão até o cânion das Cataratas, bem próximo das quedas. No roteiro ainda estão inclusos passeio de jipe, uma pequena caminhada ecológica até o Salto Macuco.
Mas se engana quem pensa que Foz do Iguaçu limita-se apenas às Cataratas. As atividades de ecoaventura vêm ganhando força na região e cada vez mais adeptos. O Parque Nacional do Iguaçu, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986, tem apenas 5% dos seus 185 mil hectares aberto à visitação pública, que é justamente o que está no entorno das cataratas. Lá, o turista tem a opção de curtir a natureza praticando diversas modalidades esportivas como rafting, arvorismo, cascading, escalada, rapel e trilhas ecológicas. Próximo ao Parque Nacional, encontra-se o Parque das Aves, onde é possível apreciar as mais diferentes espécies de aves em seu habitat natural. Outro importante lugar que não pode deixar de ser visitado é a Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo em produção de energia, localizada a apenas 11 km do centro da cidade. Dentro do Complexo Turístico de Itaipu, o turista pode visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e a Iluminação Monumental da Usina.
Além de todos esses atrativos, a região conta com uma infra-estrutura e organização de turismo invejável. É considerada uma das mais completas do País, com aeroporto internacional capacitado para receber aviões de grande porte, um sofisticado centro de convenções e diversas opções de hospedagem, compras, cultural e lazer. Motivos que fazem da cidade o segundo roteiro mais visitado pelo País e recebe mais de 800 mil turistas do mundo todo.
Onde ficar?
Para aproveitar ao máximo a estada em Foz do Iguaçu, a dica é curtir os 720 mil metros quadrados do Bristol Multy Carimã. O hotel, que é o maior empreendimento hoteleiro do Paraná, oferece 420 apartamentos e completa infra-estrutura de lazer, com piscinas, quadra de tênis, basquete e futebol suíço. Além disso, o espaço reserva uma vegetação preservada e recreação para crianças e adultos. Para o período de no mínimo três dias, a diária custa a partir de R$ 259 por pessoa em apartamento standard single, incluindo café da manhã e estacionamento. Mais informações: 0800-41-1816 ou www.bristolhoteis.com.br.