O Site Regularizador Intestinal (

www.regularizadorintestinal.com.br) acaba de ser reformulado. A partir de agora, ele passa a ser atualizado diariamente, com notícias sobre saúde, novidades da ciência e dicas que auxiliam no tratamento e na prevenção dos males intestinais. O site integra a campanha “A Busca do Equilíbrio”, realizada pela Libbs Farmacêutica, com o apoio da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). A iniciativa visa conscientizar a população sobre a utilização indiscriminada de medicamentos sem orientação médica, que pode agravar ainda mais o problema, trazendo sérios riscos à saúde.

Uma das queixas que mais levam brasileiros aos consultórios, a constipação intestinal – como chamam os médicos – é três vezes mais freqüente no sexo feminino. Especialistas apontam que a incidência nos brasileiros é considerada semelhante aos padrões americanos, atingindo cerca de 20% da população, segundo a Associação Americana de Gastroenterologia. Por serem mais atingidas, as mulheres também são as que mais se automedicam, deixando de lado o auxílio médico. Outra prática bastante comum (e também bastante prejudicial à saúde) é o uso indiscriminado de chás de plantas e derivados naturais, que apesar de serem considerados “naturais”, nem sempre são inócuos.

O site aborda os sintomas e as causas da constipação intestinal, dá dicas de prevenção, alerta para os perigos do uso abusivo de laxantes e ainda traz informações sobre outros males, como a Síndrome do Intestino Irritável, câncer colorretal e hemorróidas. Informações sobre tratamento também se encontram no site.

Na seção Auto-avaliação, o usuário responde a um questionário com doze perguntas que podem ser impressas e apresentadas ao médico na hora da consulta. As questões abordam hábitos alimentares e comportamentais que podem influenciar o diagnóstico e a conduta terapêutica. Outra ferramenta interativa é o Tira-Dúvidas, que conta com uma relação de perguntas mais freqüentes e com um espaço para que o internauta envie sua dúvida, colocando nome e e-mail para resposta.

continua após a publicidade

continua após a publicidade