Depois de um extenso trabalho de consulta a todos os setores da sociedade, o governo de Sint Maarten, ilha holandesa no Caribe, anunciou e deu início este mês à implementação do Plano-Mestre de Turismo com estratégias e políticas aplicadas para os próximos dez anos. Reconhecendo o turismo como a principal atividade econômica da ilha, o governo pretende aumentar a receita do setor em 40% até a metade do período, em 2010, buscando US$ 200 milhões em divisas até aquele ano. A estratégia concentra-se nas três modalidades de turismo de Sint Maarten: de cruzeiros, de marinas – visitas de turistas com barcos próprios – e de estada na ilha.

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O aumento da receita é apenas o primeiro dos três objetivos principais do plano. Também estão incluídos o aumento de dois mil empregos diretos e 2,8 mil indiretos até 2010, assim como a melhoria do padrão e da qualidade de vida dos habitantes. O desenvolvimento do plano adotou uma abordagem holística, levando em conta aspectos como o aumento da segurança, a melhoria das relações entre os anfitriões e os visitantes e a adoção de princípios de responsabilidade social por parte do empresariado do turismo. As projeções para 2015 estimam que Sint Maarten poderá receber 2,1 milhões passageiros de navios de cruzeiros – crescimento de 56% -, terá um aumento de 64% no número de visitantes que se hospedam em hotéis e poderá captar uma parte considerável do mercado mundial de viagens em iates, após melhorias intensivas na infra-estrutura local de marinas que, mesmo hoje em dia, representam ingressos anuais de US$ 30 milhões na ilha.

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