Quem define o destino da viagem de acordo com as atrações culturais que ele oferece não pode deixar de visitar Pernambuco no mês de setembro. É quando o estado começa a receber muitos eventos, nacionais e internacionais. O circuito começa pela Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo), que acontece de 3 a 9 de setembro. Ele alia o popular ao clássico e tem como cenário Olinda, que completa este ano 25 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. As apresentações são gratuitas e acontecem dentro das igrejas seculares. A mostra irá oferecer mais de 80 atividades musicais e 170 horas de música e reunirá mais de 150 músicos do Brasil e exterior. Mais informações no www.mimo.art.br.
Além das apresentações de músicas clássicas, a Mimo também irá abrir espaço para encontros como as apresentações de João Donato e Paulo Moura, além de Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.
Para os apreciadores de um bom bate-papo regado a quitutes regionais e cerveja gelada, a dica é o Roda de Boteco, um festival que reúne bares e botequins da capital pernambucana. Até o dia 16 de setembro, os clientes podem, inclusive, participar da votação para os vencedores e escolher o melhores serviços e cerveja. No dia 22, a organização do evento promove a festa Botecão, com uma seleção de atrações musicais e quitutes dos bares que participam da seleção.
Ao longo do ano, acontecem também outros dois festivais gastronômicos de grande porte: Congresso da Associação dos Pratos da Boa Lembrança, que acontece entre 21 a 23 de outubro, em Porto de Galinhas, e o Festival Gastronômico de Pernambuco, entre 17 e 27 de outubro.
Internacionais
Na segunda quinzena de setembro, o estado recebe dois eventos internacionais. O primeiro deles é o Festival Internacional de Humor e Quadrinhos (FIHQ 2007), entre os dias 16 de setembro e 9 de outubro, na Torre Malakoff, no Bairro do Recife.
As atrações culturais do mês de setembro se encerram com a Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), que já está na terceira edição, mas a primeira de cunho internacional. Entre os convidados, já confirmaram presença o cubano Pedro Juan Gutiérrez (Trilogia Suja de Havana), além de Nélida Piñon e Moacyr Scliar. O evento será encerrado com uma aula-espetáculo de Ariano Suassuna, festejado por seu aniversário de 80 anos.
Os amantes de artes plásticas não podem perder uma visita ao Instituto Ricardo Brennand e o Museu Francisco Brennand.