A Serra está localizada a 27 Km da Capital do Espírito Santo, sendo um dos municípios mais desenvolvidos do estado. No entanto, não perdeu suas qualidades de cidade íntima e acolhedora. Firme na sua história, com características culturais expressivas e devidamente valorizadas, o município consegue reunir atributos de grande relevância para o crescimento turístico, pois pode reunir um potencial natural inigualável além da riqueza da história e cultura local. 
A Serra apresenta um grande potencial cultural, uma vez que foi palco de grandes acontecimentos históricos. O município possui Igrejas Jesuíticas, entre as quais destacam-se a Igreja São João de Carapina e a Igreja e Residência Reis Magos. Possui também ruínas do século XVIII entre elas as de São José de Queimado, palco de um movimento importante para a libertação dos escravos, denominado ” Insurreição de Queimado”.
Com um belíssimo litoral estendendo-se desde Carapebus, ao sul, limite de Vitória, até Nova Almeida, ao norte, divisa com Fundão, totaliza-se 23 Km de puro desfrute: praias convidativas, muito sol e gente bonita! Atrativo que faz com que as praias da Serra acolham um grande número de turistas durante o verão.

continua após a publicidade

O visitante pode encontrar ainda: praias virgens, cachoeiras, lindas lagoas, como a Lagoa Jacuném, a Lagoa do Juara e a Lagoa de Carapebus, além é claro, do famoso Morro Mestre Álvaro, que com seus 833 metros de altitude pode ser visto de qualquer ponto do município, sendo considerado possivelmente o pico costeiro mais alto do Brasil, com uma fauna e flora privilegiadas e piscinas naturais.
A culinária do litoral da Serra é o coroamento de uma jornada de prazer e encantamento. A tradição pesqueira e a memória indígena se misturam para produzir a moqueca capixaba, com peixes nobres e tintura de urucum em panelas de barro que só são encontradas no Espírito Santo.

continua após a publicidade