O Planalto Serrano catarinense é a região mais fria do Brasil. E é o único lugar no país onde a precipitação de neve é certa – todos os anos a paisagem verde-amarelada de araucárias, coxilhas e taipas (muros de pedra) torna-se branca, mesmo que por poucos dias, no inverno. Nestes dias, até as águas das cachoeiras congelam.
É uma região de campos de altitude, florestas e grandes cânions. Nos campos, ficam as fazendas, algumas com serviços de hospedagem. A região é ideal para o turismo rural. Lages, maior cidade do Planalto Serrano, há dois séculos era entreposto comercial no Caminho dos Tropeiros. Hoje, a cultura campeira, cujos ícones são o homem do campo, as fazendas e o cavalo, é predominante na Serra Catarinense.
A estrada da Serra do Rio do Rastro, ligação entre o Litoral e o Planalto Serrano, desce em curvas sinuosas de uma altitude de 1.467mts até o nível do mar. É extraordinária obra rodoviária e uma das atrações da região, com belíssimos visuais panorâmicos. Outra estrada que impressiona na região é a da Serra do Corvo Branco.
O Morro da Igreja, situado dentro do Parque Nacional de São Joaquim, é um dos pontos mais alto de Santa Catarina, com 1.822mts de altitude. Guarda o cartão postal de Urubici, a Pedra Furada, linda escultura talhada na pedra. Outros três morros merecem destaque na região. O Morro do Avencal, o Morro do Campestre, e o Morro da Boa Vista, o mais alto pico de Santa Catarina com 1.827 metros.