Os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, representados pela suas Secretarias de Turismo e integrados pelo Sindicato de Hotéis e Restaurantes da Região das Hortênsias lançarão ao mercado de veraneio toda sua oferta de variada gastronomia com 187 restaurantes, hotelaria com 227 estabelecimentos e 12.900 leitos, comércio diversificado com 1.100 lojas e privilegiada infra-estrutura geral.
Tornar a Região das Hortências, na Serra Gaúcha, um pólo de turismo de veraneio, nos meses de fevereiro e março, é o objetivo de um amplo projeto implementado com apoio do Programa Setorial de Turismo do Sebrae-RS. O público preferencial serão as famílias e as pessoas com idade a partir de cinqüenta anos.
A proposta é a de que essas pessoas desfrutem de uma animada programação semanal, ao longo de mais de dois meses, em que serão evidenciadas as manifestações culturais, a beleza natural e a riqueza histórica, em meio à paz e à tranqüilidade da região.
O roteiro é composto das seguintes atrações: nas segundas-feiras, o turista será recepcionado na Central de Aventuras, em Canela, para caminhadas de oxigenação, passeio nos parques e dia do gourmet. Nas terças-feiras, o destaque será para Nova Petrópolis, com visita ao Parque Aldeia do Imigrante, caminhos da arquitetura enxaimel, almoço típico, apresentação de bandinha, danças folclóricas e café colonial com desfile de moda.
As quartas-feiras serão livres para compras. Nas quintas-feiras, a recepção será em São Francisco de Paula, com música gaúcha, passeio cultural, almoço com churrasco e tarde na fazenda. Para as sextas-feiras, além de toda a rede de gastronomia e comércio, Gramado oferece o jeep tour e os Roteiros de Turismo Rural, com Raízes Coloniais, O Quatrilho e Trilhas no Vale e, à noite, o show no Lago Negro.
A programação continua no sábado com a missa do turista e passeios em Canela e Feira de Verão na Aldeia do Imigrante em Nova Petrópolis, durante o dia e, à noite, o baile da lingüiça.
Verões Musicais
Além disto, todos os dias, no período de 2 a 22 de fevereiro, Gramado apresentará os Verões Musicais, com música ao ar livre, sempre às 21h. E, de 5 a 14 de fevereiro, Canela oferecerá o Workshop de Fotografia.
Para disponibilizar este roteiro às agências de viagens de todo o País, facilitando o acesso do público à programação de atrativos, o projeto tem sido desenvolvido em várias etapas de planejamento e marketing, desde a atuação conjunta das organizações da região, sensibilizando a comunidade quanto à importância da iniciativa e dos retornos da consolidação da Serra Gaúcha como pólo de turismo de veraneio.
Para garantir a qualidade no atendimento, será executado um programa de preparação, dos gestores, gerentes, proprietários e também dos profissionais e colaboradores da “linha de frente” que atuarão em contato direto com os clientes turistas. Os trabalhos seguem um intensivo cronograma de reuniões e ações, incluindo também a divulgação e promoção do projeto em feiras e eventos, como o Congresso da Abav no Rio de Janeiro em outubro, Congresso Luso-Brasileiro da Terceira Idade em Bonito, no Mato Grosso e o Festival de Turismo de Gramado, em novembro, além de presença na mídia especializada.
Um dos diferenciais interessantes do projeto é o catálogo contendo cupons de descontos dos atrativos da programação, desde lojas, restaurantes, hotéis, até passeios e ingressos em parques e museus. “Estamos, com isto, motivando o turista, projetando o pólo de turismo de veraneio e a imagem turística da Serra Gaúcha, pois a beleza e o charme da Região das Hortênsias se realçam ainda mais no verão”, salienta o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Gilberto Tomazini.
Melhor idade
As pessoas com mais de cinqüenta anos representam um mercado de cinco milhões de turistas só no Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto Indicator de São Paulo. Há falta de conhecimento e informações sobre este segmento, o marketing é distorcido e 95% da publicidade contemplam apenas o público jovem. Pesquisas na Europa e Estados Unidos constataram que as preferências deste público são por novos locais, novas vivências, museus e lugares históricos, belas paisagens, clima doce e agradável, fugir do tempo frio, descanso e animação.
Este turista é o que mais viaja, pois dispõe de mais tempo livre e maior poder aquisitivo. Não é só o mercado nacional que se constitui, portanto, em demanda para o Veraneio na Serra. Existe também muita potencialidade nos mercados europeu, norte-americano, japonês e sul-americano.
Mais informações podem ser obtidas no Sindicato de Hotéis e Restaurantes da Região das Hortênsias, pelo telefone (54) 286-1928; na Secretaria de Turismo de Gramado, pelo telefone (54) 286-0200; na Secretaria de Turismo de Canela, pelo telefone (54) 282-7044; na Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, pelo telefone (54) 281-1398; e na Secretaria de Turismo de São Francisco de Paula, pelo telefone (54) 244-1602.