O Parque da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de Santa Catarina. Ocupa aproximadamente 1% do território do estado, com uma extensão de 87.405 hectares. Abrange áreas de nove municípios – Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes. Engloba também as ilhas de Fortaleza/Araçatuba, Ilha do Andrade, Papagaio Pequeno, Três Irmãs, Moleques do Sul, Siriú, Coral, dos Cardos e a ponta sul da Ilha de Santa Catarina. O parque tem variada vegetação, reunindo cinco das seis composições botânicas do estado.
Começa no litoral, com a paisagem da restinga, sobe a serra, alcançando o planalto e em meio à vegetação formam-se rios e córregos, responsáveis pelo fornecimento da água potável utilizada pelos moradores de toda a Grande Florianópolis.
Integrante da Mata Atlântica, o parque constitui um importante centro para diversos grupos de seres vivos – répteis, anfíbios, aves – e vegetação rara.
O Grupo Plaza de Hotéis mantém a Pousada da Mata, ao lado do Resort & Spa Plaza Caldas da Imperatriz, que desenvolve programa de preservação ambiental por meio de rigorosas normas e orientação de um biólogo.
Os hóspedes da pousada podem participar de atividades de ecoturismo como observação de aves e caminhadas orientadas. A pousada tem doze apartamentos. Mais informações podem ser obtidas no site
www.plazahoteis.com.br.