Tirolesa e outras atividades
na natureza são produtos
da região conhecida como
Jardim do Brasil.

Com a recente implantação da nova rota da companhia aérea TAP, Lisboa-Belo Horizonte, Minas Gerais intensifica sua participação em feiras e eventos a fim de fomentar a comercialização de seus destinos turísticos, atraindo mais visitantes brasileiros e estrangeiros. O material de divulgação do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó está sendo veiculado em eventos e feiras da Europa.

continua após a publicidade

Conhecida como ?Jardim do Brasil?, pela exuberante natureza, a Serra do Cipó é uma região única no mundo. Ali são encontrados, em apenas um metro quadrado, um índice maior de espécies endêmicas do que em um quilômetro quadrado da Amazônia. O local também é um dos grandes pólos para a prática de esportes de aventura, devido ao relevo acidentado e ao grande número de rios e cachoeiras. Os municípios de Jaboticatubas e Santana do Riacho, situados no Parque Nacional da Serra do Cipó, têm grande infra-estrutura turística e já recebem visitantes estrangeiros há anos. Muitos procuram os esportes de aventura, como escalada, canoagem e travessias.

Para os amantes da cultura mineira e da literatura mundial, a histórica Itabira, terra do conhecido poeta Carlos Drummond de Andrade, se destaca com os atrativos ligados ao escritor, como a Casa de Drummond e o Museu de Território Caminhos Drummondianos. Este museu tem como objetivo resgatar a história da cidade e é composto por 44 placas com poemas do autor. Em um dos distritos do município, denominado Ipoema, o destaque é o Museu do Tropeiro. O local preserva o passado dos viajantes, que eram responsáveis por ligar os centros urbanos afastados.

continua após a publicidade