Juan Rivas Beasley |
A Cascata do Avencal forma uma piscina natural: ótima para banhos depois de se aventurar pelas trilhas. |
Unir destinos opostos, oferecendo um roteiro diversificado e completo ao turista. Essa é a fórmula que Santa Catarina encontrou para aproveitar a estada do turista, mostrando as suas duas faces – serra e litoral – e ainda reduzir a sazonalidade. Baixa temporada para as praias, os atrativos da serra começam a ganhar destaque. Por isso, a Ceretur – Central de Reservas, Turismo e Eventos – lançou em janeiro o projeto Litoral Serra o Ano Todo, que coloca à disposição dos visitantes que chegam à capital catarinense um roteiro de um fim de semana na serra. As saídas acontecem uma vez por semana, partindo de Florianópolis.
O roteiro inclui uma parte contemplativa e outra de ecoturismo. As saídas são sempre às sextas-feiras, às 18h, da Praia de Canasvieiras e do Terminal Rita Maria (Rodoviária).
A primeira parada é na cidade de Urubici, onde o grupo se hospeda no Urubici Park, um hotel de categoria turística. No dia seguinte, cedo, parte-se para o passeio de reconhecimento da região, que começa com uma ida à Gruta Nossa Senhora de Lourdes e ao Morro da Igreja, ponto mais elevado do Sul do País com 1.828 metros, onde se encontra a base aérea do Cindacta. Lá o melhor programa é apreciar, em 360 graus, a exuberante paisagem que inclui a famosa Pedra Furada, um verdadeiro monumento esculpido pela natureza, com uma abertura de trinta metros.
Na descida do Morro da Igreja, o grupo faz uma parada na base da Cascata Véu de Noiva para visitação e almoço e depois segue para a Serra do Corvo Branco, onde está o maior cânion da América Latina feito pela mão do homem, elemento de um cenário como um todo fantástico.
Anselmo Nascimento |
No Morro da Igreja, a intrigante Pedra Furada, com uma abertura de trinta metros. |
Descendo a serra por uma vertiginosa estrada, em meio a um emaranhado de escarpas e montanhas, os turistas têm a oportunidade de observar a intrigante Pedra D´água, cuja formação de arenito se assemelha a uma águia de asas abertas. Na seqüência, está prevista passagem pelos municípios de Grão-Pará, Braço do Norte e São Ludgero, onde serão avistados abundantes pomares de maçãs, ameixas, damascos e outras frutas da época.
Em Orleans, uma interessante visita às magníficas esculturas de Zé Diabo, esculpidas em paredões rochosos e, depois, segue-se para Lauro Müller, onde o grupo vai poder apreciar a subida da Serra do Rio do Rastro, um dos mais belos cartões postais da serra catarinense, com suas curvas sinuosas que lhe conferem uma característica muito similar e proporcionam vistas deslumbrantes.
Chegando ao topo da serra, no mirante, é um dos momentos em que se deve sacar as máquinas fotográficas para tentar registrar pelo menos um pouco do que é indescritível: o esplêndido pôr-do-sol e o anoitecer nas montanhas.
Sec. Mun. de Turismo de Urubici |
Quando a noite cai, a bela estrada da Serra do Rio do Rastro se ilumina, para surpresa dos turistas. |
Luzes geradas pela energia eólica se acenderão para iluminar a majestosa estrada, gradativamente, criando uma atmosfera de rara beleza. Nesse ponto, os turistas também podem vislumbrar ao longe as luzes de diversas cidades, formando um mar de pontos luminosos.
Depois desse show proporcionado pela natureza com a ajuda da mão do homem, o dia é finalizado com um jantar na famosa Chocolateria Gastrô, em Urubici.
Mais emoções
No domingo, após o café da manhã, o programa é um passeio até a Cascata do Avencal, com caminhada de três quilômetros até o Cânion do Rio Funil. Frutas frescas são oferecidas ao grupo antes da aventura pelas trilhas. Esse passeio é opcional e dura 45 minutos até o pé da cascata. Vale a pena apreciar a queda de cem metros e tomar um banho na piscina natural formada por ela.
No retorno ao transporte, o destino é o Morro do Avencal, onde são vistas impressionantes inscrições rupestres datadas de três a quatro mil anos atrás, consideradas uma das mais importantes riquezas arqueológicas do estado. Depois, já no alto do Morro do Avencal, os turistas vão avistar o início da queda da cascata, o lugar por onde passaram no meio da mata e um lindo arco-íris que corta e colore a paisagem.
O almoço de domingo é no Vale da Neblina com passeio na Fazenda de Maçãs Meyer. Para os que gostam de levar lembranças dos locais visitados, uma parada em Urubici para compras, além de visita a um museu e a uma igreja. A despedida acontece com um café serrano no Urubici Park Hotel, antes de retornar para Florianópolis.
Quanto custa?
O pacote custa R$ 332 por pessoa, incluindo transporte a partir e até Florianópolis; duas noites de hospedagem em apartamento duplo, triplo ou quádruplo no Urubici Park Hotel (categoria turística); dois jantares, dois almoços, café da manhã, café serrano à tarde, lanche de frutas, serviço de bordo, acompanhamento de guia credenciado pela Embratur. O pacote não inclui extras no hotel. O passeio é para um mínimo dez pessoas e no máximo, vinte.
Mais informações:
Ceretur: (48) 266-1011 – ceretur@ceretur.com.br
Original: (48) 266-5053 – reservas@originalcanasvieiras.com.br
Itaguatur: (48) 225-3939 – itaguatur@itaguatur.com.br
Urubici Park Hotel: (49) 278-5300
Sites www.urubici.com.br e www.serracatarinense.com