Entre os bichos de fácil observação está o tuiuiú. |
Junho é um bom período para visitar o Pantanal, pois começa a estação da seca, melhor ocasião para conhecer diferentes espécies de mamíferos. Na estação da seca, animais começam invadir os campos à procura de alimentos e os visitantes terão facilidade de ver diversos tipos de aves como o tuiuiú, que faz seu ninho neste período, e outros animais, entre eles, lobos, tamanduás, lontras, cervo do Pantanal, capivaras, quatis, macacos, além de visitar a sede de projetos desenvolvidos no empreendimento – arara azul, onça pintada, papagaio verdadeiro – e o centro de interpretação ambiental do local.
Mas lazer em meio à natureza, para todas as idades, em qualquer época do ano, é prioridade no empreendimento, localizado em uma fazenda de 53 mil hectares, a 236 quilômetros de Campo Grande (MS), na cidade de Miranda. Acompanhados dos guias do Refúgio Ecológico Caiman, chamados de ?caimaners?, os hóspedes têm duas atividades, regulares e diárias, para conhecer a região e a vida no Pantanal. Entre elas caminhadas realizadas em trilhas na mata fechada e cavalgadas. Nesses programas, o grupo pode apreciar a vegetação das cordilheiras, além de admirar a beleza das plumagens dos diversos tipos de aves, ouvi-las e identificá-las pelo canto.
Há também os safáris, feitos em veículos adaptados, que possibilitam aos turistas uma visão privilegiada da fauna e da flora locais e ótimos ângulos para fotografias e filmagens. Outra opção são os passeios em canoa canadense, nas calmas águas das baías das pousadas Sede e Baiazinha. Os turistas têm uma outra perspectiva da vegetação do Pantanal e podem observar com mais detalhes as atividades dos animais à beira das lagoas e dos cursos d?água.
Bem-estar também é um ponto forte do refúgio, que oferece três pousadas (Sede, Baiazinha e Cordilheira), com decoração rústica, capacidade total para 53 pessoas, e instalações confortáveis em amplas suítes com ar condicionado, área de lazer com piscina e varandas teladas.
Quanto custa?
A Caiman oferece um pacote de três noites e quatro dias (quinta a domingo ou de domingo a quinta) que custa R$ 1.600 por pessoa, em apartamento duplo. Esta tarifa é válida até 5 de outubro, quando acaba a alta estação. Neste valor estão incluídos: hospedagem com todas as refeições e atividades regulares, com acompanhamento dos guias nos passeios.
Em julho, as diárias custam R$ 442 por pessoa, em apartamento duplo. Em julho e agosto, a pousada oferece o Caiman Kids, conjunto de atividades para as crianças de 6 a 10 anos, com monitoramento. Inclui oficinas sobre natureza, passeios de bicicleta, sessão de filmes infantis, jogos, caminhadas, atividades na piscina, dança, concurso do laço e roda de tereré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3706-1800 ou site www.caiman.com.br.