Lá no alto, figuras de leões simbolizam o império britânico. Em comunhão com as linhas vitorianas, as esculturas caracterizam o prédio da antiga estação da estrada de ferro Santos-Jundiaí, lembrando a época em que o poder inglês dominava o mundo.
Na comemoração dos dez anos do Dia do Centro – 16 de agosto, conforme lei sancionada no ano 2000 – esta edificação de ares aristocráticos pode ser apontada como exemplo do resgate dos tesouros do passado.
Dispõe de torre quadrangular centralizada e mais dois corpos laterais semelhantes com telhados em declive, adotados na Europa para o escoamento da neve. O trio culmina com varandins de ferro e possui sótãos guarnecidos por janelas, ainda à maneira do Velho Mundo. O sino e o relógio – que ensinava aos viajantes a pontualidade britânica de chegadas e partidas – aliam-se aos três corpos na tarefa de quebrar a simplicidade da planta retangular.
Inaugurada em 16/02/1867, a São Paulo Railway foi a primeira ferrovia paulista e também uma das primeiras do Brasil. Pela ferrovia passou a maior parte da riqueza que ajudou a construir São Paulo e o Brasil, além da maioria dos imigrantes que aqui chegaram. Desativada em 1996, com a extinção do transporte de passageiros, a estação permaneceu fechada e sem uso por vários anos.
Com o projeto de revitalização do Centro Histórico, a Prefeitura Municipal, interessada em adquirir e recuperar o edifício, estabeleceu os primeiros contatos com a Rede Ferroviária Federal, proprietária do imóvel. Finalmente, em 12/05/2003, tiveram início os serviços de recuperação da estação, reinaugurada em 23/01/2004.
A municipalidade obteve, finalmente, em 24/03/2006, a posse definitiva do prédio que hoje abriga a Secretaria Municipal de Turismo (Setur).