Santos, no litoral paulista, oferece 7km de praias e qualidade de vida

Localizado no litoral de São Paulo, a 68 Km da Capital Paulista. Primeiro a cidade de Santos ficou conhecida por causa de seu porto. É que no início do século XX ele transformou-se no maior porto da América Latina, especialmente devido à exportação de café. Nos anos 60 foi a vez do futebol, quando o município se tornou famoso por sediar o Santos Futebol Clube.

Palco de corridas, caminhadas, jogos de vôlei, basquete, tamboréu, frescobol e outras práticas esportivas, praia e jardim espelham a disposição esportiva da cidade, imortalizada pelo Santos Futebol Clube, e reafirmada pelo reconhecimento do município como Capital Nacional do Triathlon.
O itinerário destaca a variedade arquitetônica da cidade, desde o contemporâneo até o barroco, passando por igrejas coloniais e por casarios coloridos, antigas residências que se transformaram em pontos comerciais. O retorno ao passado é completado por postes de iluminação de ferro fundido, bancos de madeira e calçadas pavimentadas com mosaicos imitando grãos de café.

A partir de 2001 o foco das atenções passou a ser o gramado verde que contorna a praia inteira. O Brasil descobriu que caminhar pelo maior jardim frontal de praia do planeta não é privilégio de primeiro mundo. Por incrível que pareça, esse prazer pode ser usufruído a 68 Km da capital paulista. De quebra, confere-se que os encantos de Santos vão “muito além do jardim”. São 5.335 metros de extensão distribuídos ao longo de 7km de praias, ou 218 mil e 800m², que vão do José Menino à Ponta da Praia.
Qualidade de vida é o orgulho de Santos. Explica-se: a cidade chegou a ser apontada pela ONU como uma das localidades brasileiras com mais elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) , de acordo com o progresso nas áreas da Saúde, Educação e Renda.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna