Santos é um destino dos mais disputados pelos paulistas. Agora, os paranaenses são a ?bola da vez?. A cidade começa a organizar estrutura especial de divulgação em Curitiba e nas principais regiões do Paraná. Muito famosa pelas praias, Santos elabora novos roteiros e sugestões turísticas. Até a gastronomia merece um capricho e tempero especiais. Um prato típico (meca santista) pode ser uma excelente isca para ?prender? os visitantes pelo estômago. No momento, Santos (460 anos, uma das cidades mais antigas do País) vive o modernismo e a expansão dos cruzeiros com navios de luxo. O Terminal de Embarque da Concais é uma destas novidades. Os atrativos santistas têm tudo para agradar pessoas de todas as idades e gostos. O Aquário está cada vez mais repleto de espécies interessantes. Alegria garantida para crianças. O Memorial do Conquistas e o Espaço do Rei Pelé (no estádio da Vila Belmiro) impulsiona os corações apaixonados dos torcedores. A linha que resgata o velho bonde está sendo ampliada. Santos é cosmopolita e histórica. ?Tem de tudo?, como gosta de afirmar a secretária municipal de Turismo, Wânia Seixas.
Preservação
Entusiasmo, amor à cidade e à causa do turismo e do desenvolvimento, assim se deve resumir a dinâmica de trabalho da secretária municipal de Turismo de Santos, Wânia Seixas. ?Santos tem tudo. Tem praia ornada pelo maior jardim do mundo (fonte Guiness Book), mas a gente tem muito mais que praias. Temos uma bela infra-estrutura de anos e anos de cidade do litoral, bons hotéis, excelente rede de restaurantes e atrativos como o Aquário, Museu de Pesca, Orquidário, Museu Marítimo, Vila Belmiro e Memorial dos Campeões, etc.? Ela ressalta também a valorização do centro histórico, outro importante atrativo turístico que foi revitalizado. O início foi a volta do bondinho. ?Quem vem ao centro e faz o passeio volta ao tempo. Assim, conhece melhor Santos, os casarões do ciclo do café, palacetes, igrejas, monumentos a cidade histórica, do nosso patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva?, comenta.
Ela antecipa que a secretaria está estendendo a linha do bonde. Hoje ela tem 1.700 metros e passará para percursos de cinco quilômetros na região do centro histórico.
Cidade receberá 700 mil passageiros de navios de luxo
Francisco Arrais |
Santos se consolida como destino dos diversos navios que chegam à sua costa no verão. |
O turismo em Santos pretende ocupar a área continental de maneira ordenada, turística e educacional, sem esquecer a preservação ambiental. Esse é o novo desafio, segundo a secretária de Turismo Wânia Seixas. A cidade trabalha também para melhorar seu atendimento aos milhares de passageiros de cruzeiros que chegam ou embarcam no moderno Terminal da Concais (região portuária) nos diversos navios de luxo. ?Nesta temporada, cerca de setecentas mil pessoas estarão embarcando e desembarcando nos navios. Estamos promovendo ajustes no fluxo desse potencial turístico com o objetivo de contemplar o trade. Para que hotéis, restaurante e comércio possam lucrar com esse grande número de turistas.? Para isso, criamos um projeto rotulado de ?Santos, todos a bordo?. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos, com a Secretaria de Trânsito, com duas universidades, com a Ecovias e Santos F.C. Quando o ônibus chegar, será levado para o local chamado ?Meninos da Vila? (onde funciona o centro de treinamentos de base do Santos F.C). Lá, estarão 80 monitores (estudantes de turismo) que darão as boas-vindas e distribuirão material promocional. Os ônibus seguirão rotas turísticas. Haverá o monitoramento no Terminal Concais para que os passageiros possam chegar lá na hora certa do embarque, conhecendo antes de forma panorâmica a cidade e seus muitos atrativos, sem enfrentar filas e aborrecimentos. Quem vê Santos da janela do ônibus, com certeza desejará retornar?, diz a secretária.
Gastronomia
A Secretaria de Turismo aposta na gastronomia para incrementar os atrativos de Santos. Para isso, foi criado um prato típico, a meca santista, fruto de um projeto em parceria com a UniSantos. É um prato que mistura a meca (peixe saboroso da região e capturado em alto mar) com camarão, pupunha (palmito ecológico do Vale da Ribeira) e a farofa de banana. Em abril será realizado em Santos o primeiro festival da meca santista, aproveitando o período da semana santa e do grande consumo de peixe.