Santiago, rica em história e atrações

Sob o olhar distraído dos turistas que passam por lá com destino a outros países ou como ponto de partida para as maravilhas da natureza chilena, a capital Santiago cresceu e se tornou uma grande metrópole, que hoje não serve mais apenas de início para as grandes viagens, mas também de grande final.

Entre sonhos literários, golpe de Estado, ditadura e desaparecidos, aos trancos e barrancos, Santiago conheceu a prosperidade econômica e se transformou na quinta maior metrópole da América Latina.

Por suas ruas, é possível ver duas cidades – quem optar por começar seu tour pelo bairro Las Condes, verá a nova Santiago, com a modernidade exposta em seus prédios arrojados, grandes shoppings center, condomínios, carrões importados e restaurantes elegantes.

Mas, quem preferir conhecer primeiro a cidade tradicional, deve ir direto para Alameda, como é chamada a avenida Libertador Bernardo O?Higgins, coluna vertebral da capital chilena.

Com 27 quilômetros de extensão, esta avenida cruza a cidade do começo ao fim. Por lá encontra-se uma arquitetura colonial, de prédios baixos e iluminados pelo amarelo intenso que colore seus ônibus e táxis, terminando exatamente na modernidade de Las Condes.

Localizada aos pés da maior cordilheira do mundo, a Cordilheira dos Andes, tem um clima excelente no verão e o melhor, não chove. Outra vantagem de seu clima é que ele favorece a produção de uvas para vinicultura.

Mesmos para quem não costuma tomar nada além de água, sucos e refrigerantes, é obrigatória a visita aos seus vinhedos e, próximos à cidade, ficam oito deles.

Assim como os vinhos, a cozinha chilena é outra grande pedida. A faixa litorânea que vai de norte a sul do país, possui uma infinidade de exóticos seres marinhos. No mercado central da cidade encontram-se merlusas, salmões e outras iguarias deliciosas.

Através de seus pontos turístico e prédios governamentais, a cidade conta sua história.

De metrô se foge do trânsito e chega ao Cerro Santa Lúcia e suas lojas de artesanato. Seu marco mais famoso é o Palácio de la Moneda, sede do governo chileno.

O fascínio pela política é mais evidente no Paseo Ahumada, um calçadão que prospera com aumento de turistas e suas tradicionais bancas de jornal onde se encontram exaltações ao general Pinochet e também publicações de esquerda, que fazem justamente o contrário.

No final do Paseo Ahumada fica a Plaza das Armas, que reúne as principais atrações da capital: a Catedral, o prédio dos Correios, o Palácio Arcebispal e o antigo Congresso Nacional.

Diversão também não falta em Santiago. No bairro da Providência, ficam os pubs e as discotecas mais concorridas da capital chilena. Menos festeira e mais boêmia, o bairro Bellavista, agrada com bares cubanos e clubes de jazz.

Durante o dia, Bellavista é rota para o Cerro San Cristóbal. Lá fica o mirante mais privilegiado da cidade e também o zoológico e o Jardim Botânico.

Entre a Alameda e a Circunvalación Américo Vespúcio, San Cristóbal é o lugar mais alto de todo Vale Central e morada da padroeira de Santiago, a Imaculada Concepción.

Entre os vários pontos obrigatórios desta viagem, está a excursão de dia inteiro ao Pacífico, passando pelas cidades de Valparaíso e Viña del Mar (o balneário mais concorrido de Santiago e suas atrações mais famosas: o cassino e o relógio de flores).

Serviço: a operadora Fenix oferece um pacote de cinco dias em Santiago. Inclui passagens aéreas, traslados, quatro noites de hospedagem com café da manhã, passeio panorâmico pela cidade, passeio de compras em shopping center e passeio a Viña del Mar e Valparaíso.

O preço por pessoa, em apartamento duplo, é de US$ 553 para saídas até 5 de dezembro.

Para quem preferir passar o réveillon na capital chilenam, há pacotes incluindo passagens aéreas, traslados, três noites de hospedagem, passeio panorâmico pela cidade, tour de dia inteiro a Valparaíso e Viña del Mar e tour de compras.

O preço por pessoa em apartamento duplo é de US$ 621, com saídas nos dias 29 e 30 de dezembro. Mais informações:(11) 3255-4666 ou consulte o agente de viagens de sua confiança.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo