Divulgação |
Importante cidade portuária, Santa Marta é também muito conhecida pelas belas praias. |
Santa Marta, primeira cidade da Colômbia e de toda a América do Sul, foi fundada em 1526. Capital do Departamento de Magdalena, no Caribe colombiano, é hoje uma importante cidade portuária, com população de cerca de 500 mil habitantes, conhecida por suas praias e pela Sierra Nevada de Santa Marta, que possui a montanha mais alta do mundo à beira-mar.
Esse importante porto do Caribe colombiano é um ambiente tranqüilo, rodeado de exuberante vegetação tropical e belas praias de areia branca. A cidade possui um interessante centro histórico que preserva jóias da arquitetura colonial, além de construções como a Casa de La Aduana, a Catedral, a casa de Madame Agustine, o forte de San Fernando e, um pouco mais afastado do centro da cidade, a Quinta de San Pedro Alejandrino, onde morreu o libertador Simón Bolívar.
Ao redor da cidade há diversos complexos turísticos, como El Rodadero e Pozos Colorados, que oferecem toda a comodidade em serviços, com grandes hotéis, danceterias e restaurantes. No Acuario, podem ser apreciadas as principais espécies da vida marinha do Caribe. Nos arredores da cidade, há povoados típicos de pescadores como Tangana e o extraordinário Parque Nacional Natural Tayrona, onde a Serra Nevada de Santa Marta se encontra com o mar formando enseadas rodeadas por uma exuberante vegetação e ruínas arqueológicas de antigas cidades de pedra como o Pueblito.
A catedral da cidade, também conhecida como Basílica Menor, levou 30 anos para ser construída. Dentro do grande mausoléu, estão as cinzas de Don Rodrigo de Bastidas, fundador da cidade. Há lendas que, em algum lugar da construção, está escondida uma pequena urna que contém o coração e as entranhas do libertador Simón Bolívar.
A casa de madame Agustine é uma majestosa mansão que foi construída em 1745, na esquina da Calle Real (ou Calle Grande) com o Callejón Real, também conhecido como Callejón de Don Pedro Salas (Carrera 4). A casa tem uma grande importância histórica, pois ali viveu uma elegante dama francesa, Madame Agustine. As más línguas afirmam que teve um caso com o médico Alejandro Próspero Reverand, que atendeu Simón Bolívar em seus últimos 17 dias de vida.
O Castillo De San Fernando tem arquitetura militar e está localizado em prédios pertencentes ao Batalhão Córdoba. Construído em 1725 pelos espanhóis para servir de fortaleza contra os piratas que continuamente assediavam a cidade de Santa Marta. É necessária permissão do comando do batalhão para a visita. A Quinta De San Pedro Alejandrino, construída em 1608, fica a cinco quilômetros de Santa Marta e constitui uma construção histórica de grande importância pois em uma de suas habitações faleceu, no dia 17 de dezembro de 1830, o libertador Simón Bolívar. Declarado Santuário da Patria, nela funciona o Museu Bolivariano.
A Casa de La Aduana é talvez a construção de maior importância de Santa Marta, já que foi a primeira edificação construída na cidade, em 1530, durante o governo do espanhol García de Lerna. Durante os ataques que a cidade sofreu por piratas e corsários, foi tomada pelo pirata Robert Waal, em 1543, e de lá foi roubado o documento do governo espanhol de fundação da cidade. Durante os anos, foi chamada por vários nomes, entre eles La Casa de la Aduana, pois ali funcionou o Consulado de Aduanas, uma espécie de Câmara de Comércio. Também já foi conhecida como Castillo de San Lázaro e Palacio Verde.