Santa Catarina o ano inteiro

Considerada a mais famosa e badalada praia da região sul do País durante o verão, Balneário Camboriú, situada no litoral centro-norte de Santa Catarina, reserva surpresas agradáveis para aqueles que escolhem visitá-la fora dos meses de alta temporada.

Graças ao planejamento e a política voltada para o desenvolvimento do turismo, ao contrário de outras cidades litorâneas que praticamente inexistem durante os meses de abril a outubro (baixa temporada), Balneário Camboriú não pára e busca alternativas para se manter ativa durante todo o ano e fazer jus ao slogan que carrega: ?Capital catarinense do turismo?.

Sem o apelo do banho de mar, que fica restrito a épocas mais quentes, a grande aposta do município para movimentar a economia é explorar outros nichos além do turismo de lazer, em especial, o turismo de negócios e eventos.

Também fazem parte da estratégia de divulgação, investimentos pesados em obras de infra-estrutura e de serviço para proporcionar sempre novidades aos visitantes. Assim, mesmo fora de temporada, eles podem encontrar à disposição um vasto parque hoteleiro, com quase 20 mil leitos distribuídos em 97 hotéis e 33 pousadas, além de diversas opções de restaurantes e pontos de visitação.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo e Comércio do Município, Balneário Camboriú recebeu durante os meses de baixa temporada do ano passado aproximadamente 1 milhão de visitantes, praticamente o mesmo número registrado na alta temporada.

Atrativos

O molhe é um dos investimentos feitos na Barra Sul.

Se em anos anteriores a Barra Sul foi prioridade para investimentos – transformando o local em um ambiente de grande fluxo turístico com a implantação do complexo de bondinhos (Parque Unipraias) e do Molhe -, neste ano, o destaque é a conclusão das obras de revitalização do Pontal Norte que a reposicionou como rota para turistas e moradores.

O carro-chefe é a construção de uma passarela feita de madeira de lei com quase um quilômetro de extensão.

O lugar se transformou em uma trilha ecológica urbanizada que margeia o mar e do lado oposto à Mata Atlântica. É atualmente a grande opção para quem gosta de caminhar, correr ou passear em contato com a natureza, desfrutando da segurança proporcionada pela presença constante de policiamento, guardas municipais percorrem o local em duplas. A passarela ou ?deck? também pode ser aproveitada para a prática esportiva ao cair da noite devido aos postes de iluminação instalados em toda sua extensão.

Vôo

A ligação até o Morro do Careca, local destinado à prática de esportes radicais de vôo, é outra novidade na região. Desde o ano passado já é possível chegar até o topo do morro por estrada asfaltada, através da Rua Sergio Millet.

Para os amantes da caminhada, também se pode acessar a localidade através da praia. Para isso foram construídas rampas de acesso e dado continuidade ao deck de madeira que tem início no Pontal Norte (Praia do Canto).

A recompensa para quem sobe ao alto dos 102 metros do Morro do Careca é a bela vista das praias Central e do Buraco e também a possibilidade da prática de vôos de parapente.

No total o balneário mais famoso do sul é composto por nove praias ao longo de seu litoral. Ao sul estão Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Na direção norte, após a Praia Central, ficam as praias do Canto e Buraco.

Unidos contra a sazonalidade

Buscar alternativas para atrair turistas aos balneários catarinenses durante a baixa temporada obrigou alguns municípios a se unir e criar a Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) que tem onze integrantes: Balneário Camboriú, Camboriú, Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Itajaí, Navegantes, Ilhota, Penha, Piçarras e Luís Alves.

Dessa união nasceu o Projeto Costa Verde e Mar, cuja meta é incrementar o turismo na região e evitar a sazonalidade. ?É um esforço conjunto da Amfri e das prefeituras que repassam verbas para traçar projetos e estratégias de marketing para o esenvolvimento de nosso turismo e região?, diz o secretário municipal de Penha, Eduardo Francisco.

Para Penha, o grande chamariz é o parque multitemático Beto Carrero World. Porém, o leque está se ampliando e, para setembro, já está agendado um importante evento esportivo: o Triathlon Ironman Brasil 70.3, única prova classificatória da América Latina para o campeonato mundial Ironman 70.3 – que acontecerá em novembro nos Estados Unidos. Estima-se que somente para esse evento, Penha receba 1,5 mil pessoas.

Exemplo

Assim como Penha, os demais municípios integrantes da Amfri planejam o desenvolvimento de novos nichos turísticos.

E isso é incentivado pelo governo estadual. ?Partimos agora para uma política de segmentação exatamente para dar sustentação à sazonalidade.

O surfe, por exemplo, é um produto que pode ser vendido no inverno e verão. Assim como o cicloturismo?, explicou Valdir Walendowski, presidente da Santur (Santa Catarina Turismo S.A).

?Cada cidade deve fazer o seu roteiro e promoção, talvez com parcerias com a iniciativa privada. O estado tem que dar o suporte?, comentou.

Outra boa notícia para o desenvolvimento do turismo catarinense foi o compromisso assumido pelo governo estadual de pavimentar o acesso de todos os municípios, até o fim do ano que vem.

(CB)

BNT será em Buenos Aires

O sucesso da 14.ª Bolsa de Negócios Turísticos (BNT Mercosul), ocorrida nos dias 30 e 31 de maio, gerou grande expectativa para a próxima edição, que acontecerá pela primeira vez em Buenos Aires, Argentina.

O evento será realizado no Hotel Sheraton Libertador, dia 8 de outubro, com a exposição de 100 empresas e destinos brasileiros para agentes e operadores argentinos.

A 14.ª edição da BNT reuniu no Beto Carreiro World, em Penha (SC), 5.132 agentes de viagens, operadores, empresários e mais de 200 profissionais de imprensa do Brasil e América do Sul para a efetivação de contatos comerciais e negociações relacionadas ao turismo nacional e internacional.

Conforme os idealizadores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, é impossível calcular com exatidão o volume de negócios proporcionados pelo evento. ?As negociações e contatos comerciais são mensurados a médio e longo prazos e beneficiam diversas empresas e segmentos de maneira direta e indireta?, explicam. (CB)

Beto Carrero a toda velocidade

Foto: Divulgação

A montanha-russa sem apoio para os pés, inédita no Brasil, será a novidade na temporada de verão.

O parque multitemático localizado no Balneário de Penha vai seguir crescendo e buscando oferecer aos seus freqüentadores o que há de melhor no mundo do entretenimento.

Esse é o compromisso assumido pela direção do Beto Carrero World, que desta maneira acaba com as especulações sobre o futuro do empreendimento, após a morte de seu criador João Batista Sérgio Murad (Beto Carrero), em fevereiro deste ano.

A estratégia para o crescimento já está traçada e não é nada acanhada. Para os próximos cinco anos estão previstos investimentos que beiram R$ 80 milhões em obras e melhorias em todo o complexo, inclusive com a aquisição de novos brinquedos para diversão.

A grande novidade que promete impulsionar ainda mais o número de visitantes para Beto Carrero World já está a caminho do Brasil. Trata-se de uma montanha-russa invertida, na qual os ocupantes ficam pendurados no equipamento, sem apoio para os pés, o que dá a impressão de vôo. É totalmente diferente das tradicionais montanhas-russas com carrinhos sobre os trilhos.

De acordo com o diretor operacional do parque, Hugo Loth, o maquinário foi adquirido junto a uma empresa especializada na Holanda e está vindo de navio para Santa Catarina.

?Será a única montanha-russa nesse estilo da América do Sul?, adiantou o diretor. A previsão é a de que o ?novo brinquedo? desembarque em solo brasileiro amanhã, dia 3. A partir daí serão quatro meses para a montagem e a realização de testes. O público deverá conhecer a novidade apenas em dezembro.

Os dados divulgados pela direção do parque sobre a nova montanha-russa entusiasmam os aficionados por brinquedos radicais. A pista terá 700 metros de comprimento e contará em seu percurso com cinco inversões numa seqüência de loopings e parafusos inéditos no País. Os módulos alcançarão a velocidade de 100 quilômetros por hora.

Na aquisição deste equipamento estão sendo gastos cerca de R$ 10 milhões. E para a campanha publicitária visando o lançamento do novo produto estima-se a injeção de mais R$ 5 milhões.

Crescimento

Com a implantação da nova montanha-russa, a direção do Beto Carrero World espera consolidar a posição do parque como a melhor opção para os amantes das aventuras radicais e também como o maior parque temático da América Latina.

Estima-se para o final deste ano um crescimento de 25% no total de visitantes em relação ao ano passado, alcançando assim a marca de 800 mil freqüentadores. O faturamento estimado é de R$ 56 milhões.

O parque passa por um crescimento contínuo: de 2006 para 2007 já havia crescido 25% no número total de visitantes. Equilibrar a sazonalidade e aumentar a participação no mercado nacional e também internacional é o principal desafio do novo presidente do complexo, Alexandre Murad, filho do falecido empresário.

Fora de temporada, entre duas e três mil pessoas circulam pelo parque durante os fins de semana. Nos meses de verão e feriados prolongados o movimento dobra, atingindo picos de 7 mil visitantes por dia. Porém, o parque ainda trabalha aquém do que pode suportar. Segundo Loth, o Beto Carrero World está estruturado para atender de 12 a 15 mil freqüentadores/dia.

Atualmente, o público-alvo preferencial do parque é o sul do País (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Mas a intenção é penetrar mais fortemente nos demais estados, principalmente em São Paulo.

Outro foco é o Mercosul, cujos países já estão conhecendo o Parque Beto Carrero World. ?Esse crescimento se deve ao Beto que deu início a um sonho que não vai parar de crescer? finalizou Loth.

Oração e reflexão em Nova Trento

Foto: Divulgação

Santuário retrata a trajetória de vida de Amábile Visintainer.

A canonização de Madre Paulina em maio de 2002, oficializada pelo então Papa João Paulo II, impulsionou definitivamente o turismo em Nova Trento, cidade distante 60 quilômetros de Balneário Camboriú, que passou a ser conhecida como a terra da primeira santa brasileira.

E tudo no pequeno município, cuja população não ultrapassa 12 mil habitantes, gira em torno do turismo religioso que tem como atração principal o Santuário de Santa Paulina, no bairro de Vígolo.

Idealizado a partir da beatificação da madre, em 1991, o local retrata a trajetória de vida de Amábile Lúcia Visintainer, que nasceu na Itália e desembarcou no Brasil aos nove anos de idade, em 1875, para posteriormente tornar-se santa.

Fotos: Clewerson Bregenski

Altar da Capela Santa Paulina.

Devido à grande procura dos devotos ao santuário se fez necessária a construção do complexo que atualmente abriga a antiga Igreja de Nossa Senhora de Lourdes; a réplica do casebre onde Santa Paulina cuidou de uma enferma com câncer, fato que deu início a sua vocação religiosa; Portal da Colina, onde estão expostos painéis que contam passagens da trajetória da santa; estacionamento, restaurante e do belíssimo prédio central, que foi finalizado apenas em 2006.

Estrutura

A grandiosa obra é composta pela nova catedral conjugada a duas capelas menores: Capela do Santíssimo e Capela Santa Paulina, onde, no altar, está guardado um fragmento do osso do braço da religiosa.

Todo o santuário interage com a natureza que cria um cenário místico, bastante procurado por visitantes que buscam tranqüilidade e paz. Local propício à oração e reflexão.


Réplica da casa onde a santa cuidou de uma enferma.

A catedral central tem capacidade para três mil visitantes sentados, mas nas missas de domingo, principalmente no horário das 10h, o público praticamente duplica e pode alcançar 7 mil pessoas que se acomodam em pé.

Além do Santuário de Santa Paulina, há outros pontos turísticos relacionados à fé para serem visitados em Nova Trento. Destaque para a Capela Santa Agatha, Igreja Matriz São Virgílio e Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, todos localizados no centro da cidade.

Vinho além do altar

Mas Nova Trento não é só religiosidade e fé. Na região, colonizada por italianos, destacam-se também os grandes parreirais que auxiliam na produção local de vinho. A família Girola é um exemplo da expansão dessa atividade, cujo conhecimento da arte de Baco tem passado de geração para geração.

De acordo com Tânia Girola, a vinícola, pertencente aos seus ancestrais, começou de forma tímida e artesanal há aproximadamente 100 anos e assim permaneceu até o início da década de 90.

Mas a partir do boom turístico pelo qual ainda passa a região criou-se a necessidade de ampliar o negócio familiar. Prova disso é que nos últimos 11 anos, a produção anual passou de 50 mil garrafas para 600 mil – número estimado para o final deste ano.

Na vinícola são produzidos três tipos de vinho artesanais e dois especiais (Cabernet Sauvignon e Perlona) que são comercializados para vários estados brasileiros como São Paulo, Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso. Todo o processo de fabricação é devidamente acompanhado por um enólogo, que é o responsável pela qualidade do produto. (CB)

O jornalista viajou a convite da BNT Mercosul.

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