Santa Catarina e seu mar de atrativos

Natureza privilegiada, surpreendentes contrastes culturais e completa infra-estrutura turística fazem da “Santa e Bela Catarina” destino ideal para ser visitado neste feriado de Páscoa. Considerado um dos destinos turísticos mais completos do Brasil, Santa Catarina oferece alternativas das mais variadas para quem quiser sentir-se na “Europa” sem sair do País. São mais de quinhentas praias, montanhas, campos, que às vezes cobrem-se de neve, cidadezinhas típicas, festas étnicas, estâncias hidrominerais e excelentes opções para o ecoturismo. Para aproveitar o melhor do “Sul europeu”, o turista pode optar por roteiros tão diferenciados como a sutil mudança climática de cada região.

“Veranico” de maio

Com 526 quilômetros de extensão, o litoral de Santa Catarina é um dos mais belos do País. São mais de quinhentas praias de todo tipo e tamanho. Cidades modernas como Balneário Camboriú e Florianópolis se alternam com praias desertas, cidades históricas e folclóricas vilas de pescadores.

A Ilha de Santa Catarina, que abriga grande parte de Florianópolis, pode ser considerada uma síntese da diversidade do estado. São 42 praias, sendo que as do norte, de águas calmas e quentes, como Canasvieiras, Jurerê e Ingleses, são as mais freqüentadas por turistas e famílias. Possuem excelente infra-estrutura. As praias do leste, como Mole e Joaquina, têm a preferência da moçada sarada que aproveita as boas ondas para o surfe. No sul se concentram as praias mais selvagens. A beleza de praias semidesertas como Matadeiro, Lagoinha do Leste e Pântano do Sul fazem a delícia dos amantes da tranqüilidade e da natureza. Na região central da ilha, a Lagoa da Conceição é o coração do agito da cidade. É famosa por reunir os praticantes de esportes como windsurf, jet sky e kitesurf, pela concentração de bares e restaurantes e pela badalação noturna.

Até parece a Europa

Colonizado por alemães, suíços e noruegueses, o Norte de Santa Catarina e o Vale do Itajaí preservam na sua arquitetura, na gastronomia e nos costumes de seu povo muitas das tradições herdadas dos primeiros imigrantes europeus. Cidades como Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque e Blumenau são importantes centros industriais e de compras. Mas nem por isso perderam a ligação cultural com suas origens. Uma surpreendente paisagem faz sonhar entre casas em estilo enxaimel, uma deliciosa gastronomia típica, muito verde e uma população de gente loira e olhos azuis.

O friozinho do planalto

O frio e o turismo rural são os grandes atrativos do planalto serrano, lugar de cânions e encostas, verdes campos a perder de vista e hotéis-fazenda que resgatam o fascínio da lida e da culinária campeiras. Terra da maçã e da araucária, das cavalgadas e do fogo de chão, a região liga-se ao litoral pela estrada da Serra do Rio do Rastro, um dos principais cartões- postais de Santa Catarina. O frio de São Joaquim, as trilhas de Urubici, as fazendas de Lages e os cânions de Bom Jardim da Serra são algumas belas imagens desse fascinante recanto de Santa Catarina.

O Tirol brasileiro

Numa região de suaves morros ondulados, localizada no Centro-Oeste de Santa Catarina, são encontradas comunidades colonizadas por imigrantes italianos, alemães, austríacos e japoneses. As atividades principais são a agricultura, a pecuária e a produção de maçãs, da qual Fraiburgo é o maior produtor nacional. Para o turismo, a atração é Treze Tílias, uma comunidade de austríacos provenientes da região do Tirol, Norte da Áustria, que preserva íntima ligação com a pátria de origem, tanto na arquitetura em estilo alpino, na arte da escultura, na música e nos costumes de seu povo.

Natureza

Santa Catarina é o paraíso para quem acha que natureza é sinônimo de ação. No Norte, o município de Corupá abriga as quatorze quedas d?água da Rota das Cachoeiras, além de opções de trilhas e rafting. No Vale do Itajaí, rios e cachoeiras consolidaram a região como pólo do turismo de aventura no estado. Na região do Alto Vale, o forte é o rapel e o canyoning em Presidente Getúlio, e o rafting no Rio Itajaí-Açu. Com suas águas transparentes, Bombinhas, no Centro-Norte, é a meca do mergulho na região. No planalto serrano, os vinte quilômetros da Serra do Rio do Rastro e municípios como São Joaquim e Urubici oferecem cenários deslumbrantes para os ecoturistas. Para estes, outra opção são os cânions em Praia Grande, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, com destaque para o de Itaimbezinho.

História

Florianópolis, Laguna e São Francisco do Sul são as cidades mais antigas de Santa Catarina – São “Chico” , como é conhecida pelos freqüentadores, é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Marcas da colonização açoriana permanecem nessas cidades, através dos casarões antigos, das ruas estreitas de paralelepípedos, da gastronomia, cultura e atividade pesqueira. Em Florianópolis, vale conhecer o casario do Centro Histórico, a Catedral, o Mercado Público e o Palácio Cruz e Sousa que preservam a história da colonização. As praias de Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha possuem um charmoso clima colonial, além de serem ótimas opções para gastronomia.

Pausa para a fé

Nova Veneza, no Sul do estado e Brusque, no Vale do Itajaí, são destinos dos devotos de Nossa Senhora do Caravaggio, que encontram santuários nestas cidades. Nova Trento, no Vale do Rio Tijucas, é o maior centro de peregrinação religiosa do estado. Lá está o santuário e museu de Madre Paulina, a primeira santa do Brasil que, em maio, faz um ano da sua canonização. O Santuário Mariano, em Angelina (próximo a Florianópolis), é formado pela Gruta Imaculada Conceição e por quatorze estações de Via Sacra. E em Itajaí, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é muito visitada pelo trabalho artístico em seu interior, com pinturas de artistas italianos e uma enorme escultura de Moisés feita pelo artista plástico Teichmann, de Pomerode.

Serviço – Santa Catarina tem sites com informações úteis às pessoas que pretendem visitar o Estado. Os endereços são www.qlitoral.com.br (litoral); www.belaesantacatarina.com (todo o estado) e www.pmf.sc.gov.br/turismo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo