O 16º Salão Paranaense de Turismo encerrou neste sábado (10), em Curitiba, com saldo superior às edições anteriores, registrando crescimento de 5% nos espaços comercializados.

continua após a publicidade

A feira contou com 169 estandes e 300 marcas expositoras, superando todas as expectativas tanto de quem participou com a finalidade de demonstrar seus produtos ou serviços quanto com a de quem esteve presente para troca de informações técnicas, qualificação e prospecção de parcerias. Prova disso é que 10% dos expositores já solicitaram reserva de espaço para a próxima edição.

Com a participação de agências de viagens, operadoras, empresas hoteleiras, companhias aéreas, locadoras de veículos, seguradoras, destinos, companhias de cruzeiros marítimos e prestadoras de serviços turísticos, entre outros, a presença de expositores internacionais da América Latina e Europa foi destaque e demonstrou a credibilidade do Salão.

Ao todo, 2.400 agentes de viagens, 1.650 expositores, 1.950 profissionais do trade e 300 estudantes de Turismo, além da imprensa, movimentaram a Feira de Negócios e a 6ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná nos dois dias de evento.

“Nosso trabalho está sendo recompensado, pois, além das agências de viagens de nossa cidade e região, este ano tivemos o maior número de caravanas de agentes de todos os tempos, com profissionais de Porto Alegre, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Joinville, Vale do Itajaí, Chapecó e Oeste de Santa Catarina”, comemora Celso Tesser, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), que organiza o Salão. Cerca de 420 agentes vieram ao evento nas caravanas da entidade.

Vitrine de oportunidades

A 6ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, realizada pela Secretaria de Estado do Turismo em paralelo ao Salão teve como objetivo apoiar a comercialização e promoção dos produtos turísticos regionais.

Quem foi ao evento pode, ainda, assistir apresentações artísticas, conhecer os atrativos das dez regiões turísticas do Paraná e degustar comidas e bebidas típicas regionais.

O Salão Paranaense também foi uma vitrine de oportunidades para os micro e pequenos empresários do Paraná. Com uma área de atendimento e a realização de rodadas de negócios, o Momento Sebrae do Negócio reuniu 24 empresários de cinco regiões turísticas estratégicas do Estado (Litoral; Curitiba e Região Metropolitana; Campos Gerais; Londrina e região; e Iguaçu e Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu) com possíveis compradores entre operadoras e empresas de receptivo do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba e operadores do Uruguai.O estande do Sebrae também promoveu palestras voltadas para a capacitação técnica do empresariado, abordando temas como gestão e planejamento.

Qualificação

continua após a publicidade

A programação técnica do evento também foi robusta e teve adesão record de participantes, com um aumento médio de 80% em relação a edição anterior. Houve diversas palestras e minicursos gratuitos, voltados para a capacitação profissional, aproveitamento de soluções disponíveis no mercado e apresentação de projetos e destinos. 

No primeiro dia do evento, a programação começou com minicursos da Embratur – “Plano Aquarela” e do Google – “O mundo está mudando, a comunicação já mudou. E como você vai aproveitar as novas oportunidades?”.

continua após a publicidade

Já no sábado, aconteceram as apresentações “Atacama aos olhos do cliente”, com Elaine Schneider e João Carlos Parra, da Orion Turismo; “Quatro estações para se encantar com o Canadá”, com Lucky Schnitzer, da Personal Brasil; e “Descubra a Patagônia Argentina ao sabor do tango”, com a Green Peace Operadora.

O destaque ficou por conta da palestra “A Fantástica Volta ao Mundo” com o jornalista e apresentador de TV Zeca Camargo, que se apresentou para um auditório lotado com quase 800 profissionais de turismo. A plateia pode conhecer de perto os bastidores de uma grande viagem ao redor do mundo.

Durante a produção da série, Zeca vivenciou cerca de 20 culturas diferentes em um curto espaço de tempo, e destacou a importância do papel do agente de viagens na organização desse tipo de empreitada.