Átila Alberti/O Estado |
Vila Velha, nos Campos Gerais, desponta como um dos novos produtos turísticos paranaenses. |
A primeira edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil será aberta hoje, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento vai mostrar os mais novos atrativos turísticos formatados pelos estados brasileiros. Ao todo serão 438 roteiros e produtos turísticos de 111 regiões brasileiras. O evento, que também é aberto ao público em geral, segue até dia 5 de junho.
O Paraná vai dividir o espaço de um estande de 780 metros quadrados com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde vai mostrar sete regiões – Curitiba e Região Metropolitana, Campos Gerais, Litoral, Oeste e Lindeiros ao Lago de Itaipu, Norte, Noroeste e Centro-Sul. A expectativa é a de que os novos produtos turísticos paranaenses sejam vistos por cem mil pessoas durante os dias do evento. A mostra está sendo chamada de Paraná de todos os roteiros.
O Paraná levará ainda representantes de onze agências paranaenses na Rodada de Negócios e de quinze agências operadoras de receptivo.
Gastronomia e artesanato
A gastronomia terá destaque no evento. Em um espaço de 3,2 mil metros quadrados, serão expostos para degustação pratos típicos dos novos roteiros apresentados no salão. Cada estado servirá dois pratos típicos na Mostra Gastronômica, que será coordenada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O Paraná estará representado pela Receita Cambira e pelo barreado, prato típico de influência portuguesa e originário dos sítios de pescadores, que passou a ser consumido nas cidades litorâneas do Paraná há cerca de dois séculos e hoje é símbolo de fartura, festa e alegria. Além da apreciação de pratos, haverá também a degustação de cachaças e licores. O público poderá degustar as iguarias pagando R$ 2.
O Vitrine Brasil, um espaço de 1,3 mil metros quadrados, é o local destinado à exibição do artesanato brasileiro. Lá o público poderá, além de conhecer, também adquirir peças em uma loja de trezentos metros quadrados. Um mercado vai comercializar também produtos da agricultura familiar. Haverá desde o mel orgânico a jóias e o artesanato típico de cada estado.
Cada um dos 27 estados levará cerca de setecentas peças para serem comercializadas. O Paraná vai mostrar os artefatos feitos em lã de carneiro. O artesanato paranaense será representado pelo Provopar.