As belezas e curiosidades da região centro-sul do Paraná agora podem ser conhecidas em um passeio de barco pelo Rio Iguaçu. Fazem parte do roteiro pontos turísticos ainda pouco explorados dos municípios de União da Vitória e Porto Vitória, e do catarinense Porto União. O passeio é feito a bordo do C. Iguassú, um barco com capacidade para quinze pessoas, inaugurado no último dia 3.
Um dos proprietários do barco, Dago Woehl, comenta que esse passeio resgata o turismo fluvial na região, suspenso desde 1957. "O nosso objetivo é fazer dessa atividade turística uma alternativa ao desenvolvimento regional", ressalta.
Por terra e água
O roteiro Caminhos do Iguassú tem uma parte terrestre e outra aquática. Os participantes são divididos em dois grupos de, no máximo, quinze pessoas e o local de partida é o mesmo: a rampa do Clube Concórdia, em Porto União, a 150 metros do limite com União da Vitória. Os grupos se encontram na metade dos percursos para um almoço de confraternização.
O barco C. Iguassú percorre trinta quilômetros pelas águas do Iguaçu. |
Os turistas que primeiro vão percorrer o roteiro terrestre são levados em uma van rumo à Rota Sul das Cachoeiras, que abrange as cachoeiras Cintura da Noiva, Campo Alto e do Tigre, um roteiro ilustrativo do patrimônio hídrico regional. Depois, eles seguem ao Parque Histórico Iguaçu, parque temático, ainda em construção, que mostra a história da ocupação e do desenvolvimento regional.
O tour continua por mais dez quilômetros, retornando às margens do Rio Iguaçu, onde se avista Porto Vitória, cidade de colonização alemã. O grupo cruza uma balsa e segue por cinco quilômetros até o Recanto Friedentall, no Vale da Paz, de propriedade da família Baumann, onde almoça e retorna com o barco a Porto União.
O outro grupo, que embarca no C. Iguassú, deixa o porto seguindo para um passeio rio acima, que possibilita vista das cidades, da Serra da Esperança e do início da transposição dos planaltos paranaenses. Depois, descendo, conhece as pontes no ambiente das cidades, o Morro do Cristo, o Parque Ambiental, o Clube Náutico, a extração de areia e a Curva da Ressaca. Pouco antes de chegar a Porto Vitória, o barco se aproxima da Cachoeira do Rio Espingarda. Nesse curto trajeto, é possivel se avistar o Parque Ambiental da cidade. O almoço é na propriedade da família Baumann, juntamente com o outro grupo, e o retorno acontece por terra.
Serviço – O passeio ao roteiro Caminhos do Iguassú parte às 10h da rampa do Clube Concórdia, em Porto União (SC), com chegada prevista às 16h no mesmo local. O preço por pessoa é R$ 86,50, incluindo roteiros terrestre e fluvial e o almoço. Só há passeios aos sábados e domingos, e devem ser previamente agendados pelos telefones (42) 3523-4656 ou (42) 3522-6343. O barco C. Iguassú percorre outros roteiros na região. Mais informações podem ser obtidas no site www.caminhosdoiguassu.com.br.