Os três mais expressivos destinos turísticos dos estados do Sul – Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC) e Gramado (RS) – acabam de firmar uma parceria para promover a divulgação conjunta e atrair um maior número de turistas para a região.
Representantes das Secretarias Municipais de Turismo de Foz e de Gramado e da Secretaria Estadual de Turismo Cultura e Esportes de Santa Catarina (Santur) assinaram, durante o Festival de Turismo de Gramado, no último sábado, um protocolo de intenções para criar um roteiro turístico integrado.
O produto pretende atrair, principalmente, o turista estrangeiro. Segundo a técnica em Turismo Ana Biesek, do Departamento de Relações com o Mercado da Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu, no próximo dia 17, os representantes dos três destinos devem se reunir na cidade para dar andamento ao projeto. Apesar de Foz do Iguaçu ser o único destino internacional dos três e, portanto, já atrair muitos estrangeiros, Ana considera que a cidade tem muito a ganhar com este projeto. ?Os três estados têm atrativos diferenciados, por isso, eles se somam, oferecendo um produto bem interessante ao turista?, comenta. ?A nossa idéia é levar mais europeus para Foz.?
Ana Biesek lembra que experiências de roteiros integrados com outros estados têm mostrado que eles realmente dão resultado. Ela se refere às rotas Iguaçu-Missões (RS) e Iguaçu-Bonito (MS), lançados em 2005. Foz do Iguaçu recebe anualmente uma média de um milhão de turistas.
Formatação
O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, informa que o próximo passo é a formatação do roteiro, para isso, os destinos precisam definir quais os atrativos que pretendem que façam parte dos pacotes. A intenção é a de que o roteiro esteja pronto até janeiro para ser apresentado ao mercado estrangeiro durante as feiras BTL, na Espanha, e Fitur, em Portugal.
Segundo Valdir, Florianópolis tem como prioridade mostrar seus atrativos nos segmentos sol e mar, gastronomia, cultura e ecoturismo. Santa Catarina recebe aproximadamente seis milhões de turistas por ano, dos quais 3,5 milhões somente durante a temporada de verão. A estrutura hoteleira de Florianópolis, principal portão de entrada, conta com cerca de vinte mil leitos.
Além do roteiro integrado com Foz e Gramado, a Santur vai trabalhar também a segmentação, promovendo a divulgação, por exemplo, do turismo de surfe e criando o circuito de observação de araucárias. Valdir Walendowsky anuncia ainda o projeto de ligação das serras catarinense e gaúcha, uma nova estrada que deve encurtar a distância entre estes dois destinos em duas horas. ?Será um novo eixo de desenvolvimento turístico para os dois estados?, considera.
Gramado, apesar de ser o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, não recebe um número significativo de estrangeiros, porém, o pequeno município de 33 mil habitantes chega a dobrar sua população nos fins de semana de novembro e dezembro por conta dos eventos do Natal Luz e também em julho, alta temporada de inverno. Para isso, conta com um parque hoteleiro formado por 136 hotéis e pousadas.
Gramado deverá receber do Ministério do Turismo um aporte de R$ 1,5 milhão para investimentos na área. O anúncio foi feito pela ministra Marta Suplicy, na última quinta-feira, durante o festival de turismo.
A jornalista viajou a convite do Festival de Turismo de Gramado.
