Divulgação
O turista poderá escolher entre quatro roteiros, cada um com
cerca de 40 quilômetros.

Quem costuma optar por duas rodas para viajar tem agora uma boa opção no Paraná. Acaba de ser lançado, em Castro, o roteiro cicloturístico da Rota dos Tropeiros, que contempla história, gastronomia, cultura, belezas naturais e até atrativos que envolvem fé e misticismo de 16 municípios. Trata-se de um projeto-piloto desenvolvido e formatado pela Agência Rota dos Tropeiros e pela Associação dos Empresários de Turismo de Castro (Castrotur), com o apoio do Sebrae no Paraná, Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Prefeitura de Castro.

continua após a publicidade

Os visitantes que passarem pela região dos Campos Gerais e quiserem conhecer, de bicicleta e motocicleta, os principais atrativos da rota poderão escolher entre quatro roteiros, de aproximadamente 40 quilômetros cada um. Já está em processo de implantação um sistema de sinalização e mapeamento e também a confecção de material impresso contendo informações que devem facilitar o trânsito de turistas entre as cidades.

Esses caminhos vão ser a base para a implantação de uma rede de quase 70 roteiros que vão interligar os 16 municípios que compõem a Rota dos Tropeiros – Arapoti, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Lapa, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Rio Negro, Sengés, Telêmaco Borba e Tibagi.

O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado, em várias etapas, como o levantamento de atrativos da região, fluxo de turistas e outros aspectos ligados ao clicloturismo. O trabalho foi realizado pela Orbiplan, empresa de consultoria ambiental e planejamento turístico.

continua após a publicidade

Gestor de projetos em Turismo do Sebrae no Paraná, o consultor Aldo César Carvalho avalia que a iniciativa de criar esse projeto-piloto é muito importante para o fortalecimento do turismo na região dos Campos Gerais. ?Vejo com muito bons olhos essa iniciativa, porque a agência detectou no cicloturismo uma boa oportunidade para implementar outra alternativa comercial na Rota dos Tropeiros?.

Para o presidente da agência Rota dos Tropeiros, Nicolas Marie Nienhuys, a idéia é aumentar o fluxo de turistas porque o cicloturismo é uma modalidade ainda não explorada em grande escala no Paraná. O Estado de Santa Catarina encontra-se entre os mais organizados do País em cicloturismo.

continua após a publicidade

Serviço: mais informações podem ser obtidas junto à agência Rota dos Tropeiros, pelo telefone (42) 3232-2200, centro de informações turísticas pelo telefone (42) 3906-2122 ou site www.castrotur.com.br. A agência de receptivo que atende em Castro é a Caminhos da Terra, telefone (42) 3232- 3352.