Divulgação |
O turista poderá escolher entre quatro roteiros, cada um com cerca de 40 quilômetros. |
Quem costuma optar por duas rodas para viajar tem agora uma boa opção no Paraná. Acaba de ser lançado, em Castro, o roteiro cicloturístico da Rota dos Tropeiros, que contempla história, gastronomia, cultura, belezas naturais e até atrativos que envolvem fé e misticismo de 16 municípios. Trata-se de um projeto-piloto desenvolvido e formatado pela Agência Rota dos Tropeiros e pela Associação dos Empresários de Turismo de Castro (Castrotur), com o apoio do Sebrae no Paraná, Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Prefeitura de Castro.
Os visitantes que passarem pela região dos Campos Gerais e quiserem conhecer, de bicicleta e motocicleta, os principais atrativos da rota poderão escolher entre quatro roteiros, de aproximadamente 40 quilômetros cada um. Já está em processo de implantação um sistema de sinalização e mapeamento e também a confecção de material impresso contendo informações que devem facilitar o trânsito de turistas entre as cidades.
Esses caminhos vão ser a base para a implantação de uma rede de quase 70 roteiros que vão interligar os 16 municípios que compõem a Rota dos Tropeiros – Arapoti, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Lapa, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Rio Negro, Sengés, Telêmaco Borba e Tibagi.
O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado, em várias etapas, como o levantamento de atrativos da região, fluxo de turistas e outros aspectos ligados ao clicloturismo. O trabalho foi realizado pela Orbiplan, empresa de consultoria ambiental e planejamento turístico.
Gestor de projetos em Turismo do Sebrae no Paraná, o consultor Aldo César Carvalho avalia que a iniciativa de criar esse projeto-piloto é muito importante para o fortalecimento do turismo na região dos Campos Gerais. ?Vejo com muito bons olhos essa iniciativa, porque a agência detectou no cicloturismo uma boa oportunidade para implementar outra alternativa comercial na Rota dos Tropeiros?.
Para o presidente da agência Rota dos Tropeiros, Nicolas Marie Nienhuys, a idéia é aumentar o fluxo de turistas porque o cicloturismo é uma modalidade ainda não explorada em grande escala no Paraná. O Estado de Santa Catarina encontra-se entre os mais organizados do País em cicloturismo.
Serviço: mais informações podem ser obtidas junto à agência Rota dos Tropeiros, pelo telefone (42) 3232-2200, centro de informações turísticas pelo telefone (42) 3906-2122 ou site www.castrotur.com.br. A agência de receptivo que atende em Castro é a Caminhos da Terra, telefone (42) 3232- 3352.