Nos Campos Gerais, belas paisagens como esta da Pousada Parque. |
O produto turístico Rota dos Tropeiros, criado há um ano pelo governo do Estado, tem todas as condições para se transformar em um roteiro regional, integrando Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O assunto foi discutido na última semana em Porto Alegre (RS), durante reunião de representantes de secretarias de Turismo dos quatro estados e que contou com a participação do presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz.
Indicado pelo secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron e pelos secretários de Turismo dos demais estados para assumir a coordenação do grupo, o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, diz que “todos estão muito animados com a implementação do roteiro, que vai se constituir numa atração turística supra-estadual”. Segundo o presidente da Paraná Turismo, o governo paulista já definiu os dezesseis municípios que integrarão o roteiro naquele estado.
Paraná
Formada por dezesseis municípios paranaenses – Arapoti, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Lapa, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Rio Negro, Sengés, Telêmaco Borba e Tibagi – a Rota dos Tropeiros oferece ao turista a oportunidade de conhecer belas paisagens dos Campos Gerais do Paraná. Além disso, oferece gastronomia regional, história e cultura riquíssimas, artesanato diferenciado, lugares pitorescos e diversas opções de prática de esportes de aventura.
Unidos pelos laços do tropeirismo, cada um dos dezesseis municípios que fazem parte desse roteiro histórico e natural no Paraná possui atrativos diferenciados, que atraem e encantam os visitantes. História e cultura, natureza e aventura, saúde e bem-estar e fé e misticismo são os quatro temas que permitem, a quem percorre a Rota dos Tropeiros, a visitação a museus, participação em festas típicas, o repouso em pousadas e fazendas, passeios a cavalo ou momentos de adrenalina por meio da prática de atividades de aventura como o rafting e o canyoning.