A fé move montanhas, mas também movimenta milhões de turistas que viajam pelo mundo atrás de lugares, imagens e sentimentos que comprovem a existência de algo que eles crêem que existe. No Brasil, devotos, peregrinos, atravessam estados para fazer e, posteriormente, pagar as promessas.
Para os católicos o destino mais conhecido e visitado é a cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, é o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Santuário é visitado anualmente por aproximadamente dez milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.
No entanto, a cidade de Nova Trento, no interior de Santa Catarina, tem se tornado uma nova opção para os religiosos. Nos últimos meses, já são mais de 70 mil turistas que visitam a cidade, que tem pouco mais de 12 mil habitantes.
Cercada de árvores e com um clima rural, a cidade ainda está em fase de adaptação turística, mas já dá sinais que em breve vai se tornar um pólo, com condições de entrar definitivamente na lista dos roteiros mais visitados.
Divulgação |
---|
No museu, a estátua de cera do Papa João Paulo II. |
Os fiéis são atraídos pelo segundo maior santuário do Brasil depois de Aparecida do Norte, o complexo turístico do Santuário Santa Paulina.
A igreja tem capacidade para três mil pessoas sentadas e espaço para mais três mil, em pé. O Santuário levou 924 dias para ser construído e tem uma área total coberta de 6.925,56m2 com 80m de largura, 90 de comprimento, e tem um estacionamento com mais de 14mil m2.
Nova Trento fica a 300 quilômetros de Curitiba. Para quem vai de carro, é só seguir pela BR-101 até o município de Tijucas e em seguida acessar a SC-409. A maioria dos romeiros faz parte das excursões que chegam em ônibus fretados.
Segundo a Santur, boa parte passa o dia na cidade, conhece os pontos turísticos e vai embora. Mudar esse perfil de turista é um desafio para os gestores. Ampliar a rede hoteleira e gastronômica é uma necessidade imediata, pois todos os finais de semana a cidade é invadida por mais de 15 mil turistas movidos pela fé, mas sedentos por momentos especiais, sejam eles de devoção e reflexão, ou divertimento e bons momentos com a família e amigos.
Uma das iniciativas de investimento em outros atrativos turísticos é o bondinho Aéreo Parque da Colina. Segundo Juliana Tedesco, diretora do parque, a proposta do investimento é atender não só o turista religioso. “O bondinho tem uma tecnologia suíça, mas além disso temos programas ecológicos e um projeto de um museu de cera com temática religiosa. Já temos a estátua de João Paulo II e em breve a da Santa Paulina”, explicou.
O Parque Colina oferece também o serviço de City Tour, ou pacotes completos com direito aos passeios, bondinho, almoço italiano, visita em uma vinícola, compras, oratórios e capelas, café colonial e pra fechar o roteiro religioso a visita guiada pelo santuário Santa Paulina.
Mais informações e reservas, diretamente no site www.bondinhosparquecolina.com.br ou pelo telefone (48) 3267-4047.