A Brazilian Incoming Tour Operators (BITO), o Rio Convention & Visitors Bureau e a Varig vão dar início este mês, nos Estados Unidos, a primeira fase de uma campanha que pretende aumentar o número de viagens de incentivos (viagens-prêmio) ao Rio de Janeiro.

A campanha começa no próximo dia 24, no Motivation Show (IT&ME) – o maior congresso de viagens de incentivo dos Estados Unidos, que estará reunindo 36 mil participantes entre agências, incentive houses e executivos de grandes empresas, em Chicago.

De acordo com estimativas da BITO, o Rio de Janeiro recebe entre 25 a 30 mil turistas de incentivo norte-americanos por ano, um número considerado muito abaixo do potencial do mercado.

As viagens de incentivo nos Estados Unidos movimentam US$ 20 bilhões por ano, com sete milhões de viagens dos EUA para o exterior.

“O Rio tem potencial para receber muito mais do que recebe atualmente. Estamos entre os destinos mais baratos do mundo nesse mercado, temos excelente estrutura hoteleira e terrestre. O que falta é promoção”, afirmou o vice-presidente da BITO, Roberto Dultra.

Além da participação no Motivation Show, estão programados, ainda nesta primeira fase, o desenvolvimento de folheteria específica, anúncios em revistas especializadas, malas diretas e a recepção no Rio de cinco grupos de compradores americanos (famtrips) – dentro de um orçamento de US$ 350 mil.

A segunda fase da campanha acontecerá em dezembro, quando a Varig retomará seus vôos diretos entre Rio e Nova York.

Novas famtrips serão organizadas com atacadistas, além de outros anúncios, folheteria e exposição de outdoors em Nova York.

continua após a publicidade

continua após a publicidade